terça-feira - 10/01/2023

Secretaria Municipal de Agricultura orienta produtores na solicitação da “Tarifa Verde”

Por: Thiago Braga

Muitos produtores de Mossoró que trabalham com irrigação na agricultura estão obtendo abatimento nos custos com energia elétrica a partir dos benefícios da modalidade “Tarifa Verde”. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) auxilia os produtores nas solicitações e acompanhamentos dos processos junto aos órgãos responsáveis pela concessão.

A modalidade é caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, conforme as horas de utilização do dia. A concessão é dada ao agricultor a partir da solicitação aos órgãos competentes, como a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiental (Idema) e o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). Todo o processo recebe orientação e acompanhamento de técnicos da Seadru e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“‘Tarifa Verde’ é um benefício social convertido para os irrigantes que utilizam a água na agricultura. São recursos do governo federal repassados para as companhias de energia. Aqui, quem faz todo o processo é a Cosern. Para ter acesso é necessário o agricultor ter a outorga de uso da água concedida pelo Igarn. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura auxilia aos agricultores”, explicou Raniere Barbosa, gerente de Desenvolvimento Rural do município.

A economia no custo com energia elétrica pode ultrapassar 70%. “O ‘Tarifa Verde’ dá uma economia significante no custo da energia que hoje se torna muito alto com a irrigação. A média no abatimento do custo pode chegar a 73% caso o agricultor faça a irrigação no período das 21h30 às 6h. Isso é significante, pois normalmente o custo com energia elétrica varia entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00”, destacou Raniere Barbosa.

Em Mossoró, o assentamento São Romão, localizado na zona rural, é um dos pioneiros nas solicitações do benefício. Na comunidade, o agricultor Manoel trabalha com a produção de frutas e faz uso da modalidade tarifária.

“Aqui no nosso assentamento muitos agricultores já fazem o uso do ‘Tarifa Verde’ e agora também estamos usando o benefício. Chegou numa boa hora, pois sofríamos muito com a carestia da energia. Agora, existe essa ajuda, onde podemos reforçar a nossa produção. Isso veio para ajudar muito e só temos a agradecer, pois vai melhorar a nossa produção”, declarou Manoel Bento Paiva Neto, produtor.

A medida potencializa o aumento da mão de obra, aumento na produção e renda familiar. “É uma ferramenta essencial para o produtor, o pequeno irrigante produzir com um menor custo, uma vez que com essa tarifa o desconto chega até 70%. A Secretaria de Agricultura atendendo às solicitações do pequeno irrigante faz toda a parte burocrática, encaminhamentos de documentações e, dentro das possibilidades, consegue o benefício. Vamos seguir com esse trabalho junto aos agricultores durante todo o ano de 2023”, enfatizou Faviano Moreira, titular da Seadru.

“Os interessados podem nos procurar na secretaria, onde fornecemos às orientações necessárias e dentro de todo um processo sustentável. A Seadru auxilia nesse processo juntamente com o Sebrae, onde realizamos os procedimentos técnicos necessários nas propriedades rurais e toda documentação necessária. Um trabalho desenvolvido pelas equipes do programa “Mossoró Rural”’, acrescentou Raniere Barbosa.