terça-feira - 10/01/2023

Prefeitura de Mossoró disponibiliza cadastro para banco de candidatos a estágio na Rede Municipal de Ensino

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibiliza um cadastro para a formação de banco virtual de candidatos a estagiários para atuarem como auxiliares em turmas que possuem alunos com deficiência. Os discentes podem se cadastrar por meio de formulário eletrônico, disponível AQUI.

O cadastro é organizado pela Gerência Executiva Pedagógica, através da Coordenadoria de Educação Especial, e Gerência Executiva de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal. Ao acessar o formulário, o estudante deve informar, entre outros dados, em qual universidade está cursando a graduação (Licenciatura), qual o período, o turno de estudo, o bairro em que mora e a disponibilidade de tempo (manhã ou tarde).

O estudante também tem acesso a um mapa com o georreferenciamento das unidades de ensino da Rede Municipal, bem como pode indicar qual a escola ou Unidade de Educação Infantil (UEI) de sua preferência para atuar como auxiliar, caso sua contratação seja realizada.

“A disponibilização deste link vem desde 2022 e tem sido fundamental, facilitando a chamada para seleção, conforme o interesse e disponibilidade de horários que os estudantes mencionam no cadastro. É a partir da identificação do perfil dos candidatos para atuação em turmas de Educação Infantil, Anos Iniciais ou Anos Finais que os estagiários são encaminhados para as unidades de ensino”, destaca Gilneide Lobo, gerente Pedagógica.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância do cadastro para a Rede. “Esse cadastro agiliza a contratação dos estagiários, assim como torna ainda mais democrático esse processo, mantendo um banco de dados sempre atualizado, facilitando a contratação dos auxiliares”, enfatiza a titular da SME.

Hubeônia salienta que a gestão municipal tem empenhado esforços para garantir os direitos dos alunos com deficiência, a partir de uma série de ações já efetivadas, como, por exemplo, a ampliação de 14 para 22 das salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de Comissão de Regulamentação da Educação Especial, implantação de sistema on-line de matrículas, facilitando o acesso de pais a vagas na Rede Municipal e a contratação, em 2022, de mais de 500 estagiários, o maior número da história.

“Também destacamos a realização de encontros formativos com os estagiários ao longo de 2022 e o avanço da acessibilidade nas unidades de ensino, o que já começou na Rede Municipal, por meio das obras que vêm sendo realizadas. Todas essas ações fazem parte do ‘Mossoró Cidade Educação’, o maior programa de investimentos na história da educação municipal”, conclui a secretária.