sexta-feira - 14/02/2020

Secretaria de Trânsito realiza blitz educativa próximo ao Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini

Com o intuito de conscientizar os condutores de veículos mossoroenses sobre a importância de respeito às leis de trânsito, a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, realiza na manhã desta sexta-feira, 14, uma ação educativa a partir das 8h, na lateral do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini.

A Blitz Educativa coordenada pelo Departamento de Educação para o Trânsito terá como foco principal o motociclista, como explica a Pedagoga Maribel Oliveira, da Secretaria de Trânsito. Além da equipe da Secretaria de Municipal Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, participam da ação, o SAMU e o Programa Vida no Trânsito.

“O tema da Blitz é ‘No Trânsito o Sentido é a Vida’, com o objetivo de ter um contato maior com os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, passando dicas de segurança, conscientizando sobre as infrações, levando a refletir sobre a segurança no trânsito. Nesses meses de fevereiro e março, vamos trabalhar com foco realmente no motociclista. A orientação que a gente tem dado a esses motociclistas diz respeito ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como o capacete preso na jugular, e calçados fechados ou que se prendam no pé, além do uso das setas e redobrar a atenção”, comenta.

As equipes decidiram realizar a ação na Av. Dix-neuf Rosado, para abordar os motociclistas, por ter um grande fluxo de moradores de vários bairros da cidade, muitos de motocicletas.

O Programa Vida no Trânsito, da Vigilância em Saúde, participou da ação coordenada pela Secretaria de Trânsito. A Assistente Social, Luciane Barreto, do Programa de Vigilância em Saúde, ligada a Secretaria Municipal de Saúde, explica que este é um trabalho de rotina, e o “Programa Vida no Trânsito” é parceiro nesta causa, participando com toda a equipe do Samuzinho.

“O programa Vida no Trânsito tem 20 instituições oficiais parceiras, através de decreto, portaria, onde a gente junta as mãos para tentar melhorar as causas de acidentes de trânsito, as seqüelas, as vítimas de óbito do nosso município. O nosso principal objetivo é que o problema do trânsito não acarrete na saúde, com uma pessoa sequelada ou morta, com os leitos de hospitais lotados em decorrência de acidentes de trânsito, que é uma coisa possível de se prevenir”, diz Luciane Barreto.