terça-feira - 09/02/2021

Secretaria de Saúde normaliza distribuição de insulinas, fitas e lancetas

Por: DIRETI

Pacientes com diabetes cadastrados no sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para o recebimento gratuito de insulinas e insumos, já sentem uma grande mudança em relação à execução do programa garantidor do tratamento da doença, mas que nos últimos anos, vinha registrando longos períodos de falta, tanto dos medicamentos como, principalmente, de insumos como fitas para a medição da glicose e lancetas.

A pasta da saúde, encontrou uma situação na qual os depoimentos dos beneficiários mostravam um programa falho, marcado por problemas na distribuição de insulinas devido ao desabastecimento constante dos estoques.

A intenção da Secretária de saúde Morgana Dantas, ao dialogar com a associação dos diabéticos de Mossoró, é reestruturar o setor, avaliar a situação dos próprios pacientes cadastrados, trabalhando inclusive para orientar estes beneficiários quanto ao acompanhamento multiprofissional que possa propiciar a reeducação alimentar dos mesmos e despertar os pacientes para a importância dos exercícios físicos como uma prática suplementar no tratamento à diabetes. "É importante que os próprios diabéticos saibam que o tratamento eficaz não se faz apenas com a caneta de insulina, mas, precisa ter atividade física, alimentação adequada, acompanhamento profissional para que o paciente tenha qualidade de vida", destaca Morgana.

Desde que assumiu a pasta da saúde, Morgana Dantas se deparou com a falta de insulinas, fitas HGT para medição do índice glicêmico e lancetas. O caso mais grave envolveu em meados de janeiro deste ano, a falta da insulina do tipo Novorapid, uma insulina especial que por força de uma resolução de 26 de agosto de 2020, publicada no Jornal Oficial do Município (JOM), limita a sua distribuição a um total máximo de cinco canetas.

“Considerando que, a embalagem secundária do medicamento contém 05 (cinco) sistemas de aplicação preenchidos com 3 ml de solução injetável cada. A quantidade máxima permitida pela tabela do SUS para dispensação mensal também é de 05 (cinco) sistemas de aplicação. Caso o paciente necessite de 04 (quatro) ou menos unidades, a pessoa responsável pela distribuição poderá realizar o fracionamento do medicamento, de forma a contemplar a necessidade do paciente, atentando-se para fornecer, junto com o medicamento, a bula com as orientações de uso. Quando a bula do medicamento for um limitante, imprimir um exemplar para acompanhar o medicamento fracionado”, informa a publicação do JOM.

Estoques de insulinas e insumos

O município de Mossoró agiu rapidamente e regularizou no começo de 2021, os estoques de insulinas Tresiba e Novorapid. As canetas do primeiro tipo de insulina são distribuídas aos pacientes cadastrados na quantidade especificada pela prescrição médica, ou seja, sem a limitação quantitativa em vigor e legitimada pelas normas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Novorapid. Já esta última, segue com a distribuição limitada a cinco canetas por cadastro.

Quanto à regularização do estoque de fitas e lancetas, de janeiro até 9 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Mossoró, já investiu R$ 86.936,78 com a compra destes insumos. "Com esta compra feita emergencialmente conseguimos retomar além da entrega das insulinas, também a distribuição de fitas e lancetas aos nossos pacientes, que são importantíssimas para eles", disse Tayane Almeida, coordenadora do Centro de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde.

A mudança já é sentida pela Associação dos Diabéticos Doces Guerreiros de Mossoró: "Nós fomos bem acolhidos nesta gestão, já que as insulinas estavam em falta e após uma reunião com a secretária Morgana, elas chegaram até mesmo antes do prometido. Também, antes a gente nem chegava a ser atendido na questão dos insumos, pois, tratavam este ponto da nossa luta como um assunto que não merecia atenção e que só a insulina bastava, agora, temos a promessa da secretaria de saúde de ter a regularização do estoque de fitas e lancetas", disse Ana Cristina Arrais, presidente da associação.

Os pacientes com cadastro podem retirar as insulinas e insumos no Centro Administrativa Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto, entre 07h30 e 12h00. No turno da tarde as equipes da atenção aos pacientes com doenças crônicas visitam os pacientes e realizam a entrega das insulinas ao público que tem dificuldade ou limitação de locomoção.