quinta-feira - 17/11/2022

Secretaria de Saúde de Mossoró reforça importância de vacinação contra a Covid-19

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 diante do aumento de casos da doença em nível nacional. Além da liberação da 5ª dose para idosos a partir dos 60 anos, a Prefeitura de Mossoró também já está aplicando o imunizante da Pfizer destinado a crianças de 6 meses a menores de 3 anos e que possuam comorbidades.

A imunização das crianças está ocorrendo em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros Abolição III (Lucas Benjamim); Alto da Conceição (José Leão); Chico Costa (Santo Antônio); Maria Soares (Alto de São Manoel) e Centro (Centro Clínico Evangélico).

“Queremos convocar os pais, responsáveis para levarem seus filhos de 6 meses a menores de 3 anos a uma das cinco UBSs que estão aplicando o imunizante. Lembrando que é preciso apresentar o cartão de vacina, um documento oficial (cartão SUS ou CPF) e um laudo, prescrição, algo que comprove que essa criança tem alguma comorbidade. Além disso, é importante fazer o cadastro no RN Mais Vacina”, explicou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações da SMS.

O coordenador destaca ainda que Mossoró recebeu 370 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, por isso a opção em centralizar a aplicação dos imunizantes em cinco unidades polos. “Quanto ao público idoso, Mossoró segue as orientações do Comitê Estadual de Combate e Enfrentamento à Covid-19, vacinando a população a partir de 60 anos ou mais e que tenha tomado o segundo reforço, sua quarta dose, há quatro meses, independente de comorbidade”, acrescentou Etevaldo.

A aplicação da 5ª dose em idosos com 60 anos ou mais está sendo feita em todas as UBSs das zonas urbana e rural. Moradora do Abolição III, Rosélia Ferreira foi à UBS Lucas Benjamim na tarde desta quinta-feira (17) atualizar o seu esquema vacinal.

“É muito importante, porque a gente sabe que a Covid não acabou, então nós temos que nos prevenir e tomar a 5ª dose. Estou aqui ainda incentivando que outras pessoas venham a tomar”, afirmou. Idalma Maria, de 66 anos, também já recebeu a 5ª dose. “É necessário ficar com as vacinas em dia, para não ter uma complicação maior, para se cuidar, não é verdade?”, complementou.