terça-feira - 24/08/2021

Secretaria de Saúde de Mossoró intensificará ações de prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo

Por: DIRETI

O mês de setembro recebe a cor amarela para chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para a problemática dos suicídios. No Brasil, são registrados em média cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo cresceu no país. Em Mossoró, ela recebe a adesão dos profissionais de Saúde. "O município estará focado no trabalho de prevenção ao suicídio, voltando-se para identificar, debater e prevenir causas que costumam aparecer como espécie de "gatilho" para o ato extremo. Entre as causas, estão a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias ilícitas e de álcool", explicou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

Todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) terão ações específicas, assim como o Ambulatório Materno Infantil (AMI), o PAMM do Bom Jardim e o Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

Em Mossoró, a abertura da Campanha ocorrerá às 14h do dia 2 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Já o fechamento da campanha local está previsto para o dia 28 de setembro no Parque Municipal.

Durante o mês de setembro serão promovidas diversas ações em articulação com escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CRAS. Na terceira semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá ações focadas nos usuários e nos familiares, enquanto que, na quarta e última semana da campanha ocorrerão atividades focadas nos profissionais das unidades.

Segundo Kalyana Fernandes, coordenadora de Saúde Mental da SMS, a campanha conta com total engajamento dos profissionais de Saúde que entendem a importância do debate público sobre a problemática. "De acordo com dados da cartilha "Informando para prevenir", publicada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, a ABP e pelo Conselho Federal de Medicina, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas. É aí que o nosso trabalho se torna crucial e mais atuante no mês de setembro", disse Kalyana.

Ela ressalta ainda que: "A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio", conclui.

Setembro Amarelo

Abertura da Campanha: