sexta-feira - 03/07/2020

Secretaria de Planejamento disponibiliza diferentes canais para discussões do Orçamento Cidadão

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Planejamento, lançou o Orçamento Cidadão para a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. Em função da pandemia, as discussões com a sociedade serão realizadas através de plataformas digitais. Além do Aplicativo Mossoró Conectada e de um e-mail para envio de sugestões, a população poderá participar das discussões por meio de lives realizadas.

O Secretário Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, faz questão de enfatizar que a participação do cidadão na construção do orçamento é uma característica da gestão atual. “Esta gestão, pautada no propósito de modernizar suas ações, busca incansavelmente ouvir a população intensificando sua participação nas tomadas de decisões, marca de uma gestão participativa e inclusiva. Nesta linha, imprescindível a participação ativamente da sociedade na elaboração das nossas peças orçamentárias, notadamente, a Lei Orçamentária Anual, pois, consubstanciará a Administração para atuar nas áreas pleiteadas”.

Aldo Fernandes destaca que esta gestão de forma inovadora, lançou no ano passado enquete hospedada no aplicativo Mossoró Conectada. “Assim, diante do momento pandêmico, vamos intensificar a participação da sociedade através da enquete, bem como, através do e-mail: sugestoesorcamentoparticipativo@prefeiturademossoro.com.br e, através de nossas discussões em lives com datas previamente informadas”.

Segundo o secretário, a proposta de utilização de todos esses meios no processo de discussões em torno da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, tem como intuito ouvir a população mossoroense possibilitando a continuidade da modernização do município.

Na ocasião do lançamento do Orçamento Cidadão, realizado por meio de uma live, a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, frisou que os recursos da LOA serão de prioridade para as áreas de Saúde e Educação, e ressaltou a importância do aplicativo Mossoró Conectada como uma ferramenta digital de participação da sociedade.

Para a prefeita Rosalba Ciarlini, o Orçamento Cidadão é importante porque permite ao município discutir as prioridades da gestão de recursos. “É uma ferramenta importante do planejamento do orçamento anual da cidade. Já que nos permite conhecer quais são as reivindicações e necessidades maiores, para adequar a receita que está prevista para o ano 2021”.