sábado - 04/07/2020

Papa-treco recolhe materiais sem uso nos bairros Bom Jardim e Paredões

Neste sábado os bairros Bom Jardim e Paredões receberam o Papa-treco, iniciativa da Prefeitura de Mossoró, por meio da diretoria executiva de Serviços Urbanos, que tem como objetivo recolher os objetos sem utilidade, como colchão, panelas, móveis e eletrodomésticos, que estejam acumulados nas residências e que possam atrair focos do mosquito Aedes aegypti.

A população entendeu o recado e logo cedinho limpou os seus quintais e deixou seus materiais na calçada para serem recolhidos pela equipe do Papa-treco. “Eu escutei ontem o carro de som e já fui ver o que tinha aqui em casa pra eles levarem. Esse sofá velho aqui já tava a muito tempo encostado e aproveitei isso né? Eu achei muito bom”, disse José Adelson, morador da Rua Nilo Peçanha.

Dona Isabel Fernandes lembra da importância que é deixar o quintal sempre limpo e livre do mosquito Aedes aegypti. “Eu sei que a gente tem que se preocupar com o corona, mas as pessoas têm que entender que a dengue pode matar também. Perdi meu marido pra dengue há cinco anos e sempre me preocupo em deixar tudo limpo aqui. Quando escutei o carro de som e vi também no celular, já organizei o que tinha aqui pra eles levarem”, disse a moradora do bairro Bom Jardim.

O material recolhido no Papa-treco é direcionado a um depósito de descarte onde é feita toda a triagem. O que pode ser reciclado é encaminhado a associações de catadores, que nesse período de pandemia do coronavírus não estão realizando o trabalho de coleta.

A ação está sendo realizada dois sábados por mês e segue um cronograma que tem como objetivo atender todas as localidades da cidade. A diretoria executiva de Serviços Urbanos trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável por repassar as informações sobre os bairros com maior incidência do mosquito Aedes aegypti. O trabalho também tem como objetivo evitar que a população descarte esses objetos em terrenos baldios e canteiros da cidade.