domingo - 01/12/2019

Secretaria de Esportes inicia atividades do projeto Mossoró em Ação com prova piloto de duathlon

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, iniciou na manhã deste domingo (01) as atividades do projeto Mossoró em Ação com a realização da prova piloto de duathlon (corrida, seguida por ciclismo e novamente corrida) visando apresentar a prática esportiva aos mossoroenses e implementar a atividade na cidade a partir do próximo ano. Mais de 30 atletas participaram do duathlon, inclusive com representação feminina. O evento ocorreu no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco.

Os atletas participantes enfrentaram um percurso de 5km de corrida, 20km de bicicleta e mais 2,5km correndo novamente. Auzenberg Rock, de 39 anos, foi um dos participantes da prova experimental e aprovou a iniciativa da Prefeitura em querer proporcionar o esporte no Município.

“É um projeto que a Prefeitura Municipal de Mossoró quer trazer como calendário para as provas do próximo ano. A Prefeitura chamou nosso grupo ‘Os Amigos do Triatlo Mossoroense’, que tem em média 20 pessoas participando, e nos convidou para participar. Nós acatamos a ideia da Prefeitura e como eu digo a todos, isso aqui não é uma prova e sim um treino de luxo. Na verdade, é um evento modelo até para que se tenha o entendimento para as pessoas que estão de fora, que possam ver e também comprar a causa.”, afirmou Rock.

A única mulher participando da prova piloto, Aliciane Magalhães, acredita que seu exemplo no primeiro duathlon da cidade vai estimular a outras mulheres a se engajarem na modalidade. “Eu vou dar o meu melhor hoje. Quero que todo mundo tenha essa mesma vontade que eu estou tendo, porque, assim, é difícil chegar aqui no meio de muitos homens. Quero que as mulheres vejam que possível, que a gente consegue sim e basta treinar. Às vezes as mulheres só precisam disso, alguém que faça para a gente ter certeza que vamos conseguir.”, afirma a nutricionista que se preparou há 30 dias para a competição.

O secretário de Esporte Aldo Gondim explicou que esse primeiro evento vai servir como base para melhorar e corrigir possíveis falhas para a realização de mais uma edição do duathlon no ano de 2020. “Essa prova foi um laboratório. Nós usamos sempre o primeiro evento como laboratório. A partir daí a gente sana algumas dúvidas, corrige os erros e planejamos os momentos seguintes. Então, com certeza, em 2020 já vamos ter o 2º Duathlon Mossoró possivelmente dentro do Mossoró em Ação com a participação dos mossoroenses.”, destacou Aldo.

A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado do vereador Francisco Carlos, acompanhou as atividades do primeiro duathlon e anunciou que no próximo ano o evento será ainda melhor que este ano. “Este foi o primeiro de muitos que virão. Vamos divulgar e anunciar para que mais e mais atletas participem. O evento já está sendo show hoje, imagine no próximo ano. Vamos fazer ainda melhor. Quero dizer também que as mulheres venham participar. Esse ano tivemos só uma representante, mas precisamos de muito mais.”, pontuou Rosalba.