quinta-feira - 19/08/2021

Secretaria de Educação promove atividades no Mês da Primeira Infância

Por: Wesley Duarte

Durante o Mês da Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove atividades intersetoriais em parceria com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e outras instituições, tendo como público-alvo crianças e famílias das Unidades de Educação Infantil e Escolas da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Cuidar e amar”, as ações buscam sensibilizar o desempenho escolar, realizar estímulos motores, emocionais e intelectuais na primeira fase da vida.

Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Maquézia Morais destacou a importância da realização das atividades voltadas para a primeira infância. “Todas as atividades da Educação são realizadas por meio de oficinas, no formato remoto, para crianças de 6 meses a 6 anos de idade, que são nosso público da primeira infância matriculado da Educação Infantil ao 1ª ano do Ensino Fundamental”, disse.

“O objetivo é propiciar a criatividade, a relação afetiva e o desenvolvimento integral com produção de jogos e brinquedos com materiais de fácil acesso que temos em casa. A primeira atividade da Educação foi a oficina intitulada “Cesto dos Tesouros” com público das famílias de crianças do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para propiciar o estímulo dos sentidos dos bebês através de material não estruturado com texturas diversas. Entre as atividades desenvolvidas estão as oficinas de Produção de Brinquedos, ofertadas pelos professores da Rede e de contação de histórias”, lembrou Maquézia.

Na última terça-feira (17), a UEI Maria Caldas realizou exposição e produção de brinquedos no Cras Sumaré desenvolvendo mais uma ação intersetorial no Mês da Primeira Infância. “Realizaremos também oficinas de contação de histórias, para as crianças e famílias de até 6 anos das UEIs/Escolas, em parceria com o projeto Brinquedoteca Social do Curso de Pedagogia da UnP, Campus Mossoró para contribuir com o acesso à leitura e o mundo da imaginação. Estamos muito felizes com o impacto das oficinas que estão acontecendo no Mês da Primeira Infância”, enfatizou Maquézia.

Nesta sexta-feira (20), a programação segue no canal do YouTube da Prefeitura de Mossoró. Na oportunidade será discutido o tema “Acolhimento das emoções: olhar que aproxima, escuta que transforma”, com a psicóloga Eurandízia Maia da Silva (UnP). O evento será voltado aos profissionais da Educação, Cras e UBS.