terça-feira - 09/08/2022

Secretaria de Educação organiza cadastro de reserva para candidatos a estágio na Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência Executiva Pedagógica, está organizando um banco de candidatos a estágio na Rede Municipal de Ensino de Mossoró, a ser preenchido por estudantes de cursos de Licenciatura que tenham interesse em atuar como auxiliares de salas de aula que possuam alunos com deficiência. Os discentes podem se cadastrar por meio de formulário eletrônico, disponível AQUI.

Ao acessar o formulário, o estudante deve informar, entre outros dados, em qual universidade está cursando a graduação, qual o período, o turno de estudo, o bairro em que mora e a disponibilidade de tempo (manhã ou tarde). “Estamos montando um cadastro de reserva para esses estudantes de Licenciatura que tenham interesse no estágio remunerado. À medida que as vagas forem surgindo, elas serão preenchidas a partir desse banco”, explica Gilneide Lobo, gerente Pedagógica da SME.

Gilneide destaca que, com o cadastro, será possível preencher as vagas de estágio existentes com estudantes, por exemplo, que residam próximo à unidade de ensino que esteja necessitando do auxiliar. “É algo novo que estamos implantando na Rede, reforçando o nosso compromisso em garantir os direitos das crianças com deficiência matriculadas em nossas escolas e Unidades de Educação Infantil”, acrescentou.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, pontua que cadastro semelhante foi criado para o acesso de professores a aulas excedentes. “Esse cadastro agiliza a contratação dos estagiários, assim como torna ainda mais democrático esse processo, como já tem ocorrido com professores que se dispõem a ministrar aulas excedentes, quando estas são necessárias nas unidades de ensino”, disse.

Hubeônia também reforça que a gestão municipal tem empenhado esforços para garantir os direitos dos alunos com deficiência, a partir de uma série de ações já efetivadas, como, por exemplo, a ampliação, de 14 para 21, das salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação de Comissão de Regulamentação da Educação Especial, implantação de sistema on-line de matrículas, facilitando o acesso de pais a vagas na Rede Municipal e a contratação do maior número de história de estagiários para auxiliar professores em turmas com alunos com deficiência.