terça-feira - 09/08/2022

"Agosto Lilás": Semasc realiza Oficina de Formação de Multiplicadores

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu nesta terça-feira (9) Oficina de Formação de Multiplicadores com o objetivo de intensificar as ações referentes à campanha “Agosto Lilás”, que aborda a violência contra a mulher.

Pela manhã a oficina foi realizada com profissionais da Assistência Social de Mossoró e outros municípios em que foi abordado sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha. O evento contou com a presença da Assistência Social do Juizado da Violência Doméstica Maria Helena, com a Dra. Vânia Furtado, presidente da Comissão da Mulher Advogada do RN e com a Dra. Suame Silva, membro da comissão da Mulher Advogada do RN.

“A Lei Maria da Penha completa 16 anos e traz como prevenir e coibir a violência contra as mulheres, juridicamente é uma das melhores leis da América Latina, mas precisa ser efetivada. Para isso temos que ter políticas públicas e mais ainda, temos que desconstruir a cultura machista e patriarcal.  A equidade de gênero tem que realmente acontecer. Nesse "Agosto Lilás" participamos de momentos como esse, elaborado pela assistência social do município, para que as profissionais que estão nos equipamentos possam reconhecer uma situação de  violência e saibam como acolher e encaminhar para acompanhamento na rede”, frisou a assistente social Maria Helena.

O diálogo foi intenso entre as participantes que levantaram diversas propostas de ações articuladas em rede, Assistência Social, Saúde, Justiça, entre outras para garantir a efetivação dos direitos das mulheres e reduzir os índices de violência. “Sinto gratidão em participar de momentos que articulam ações para uma sociedade menos violenta. Utilizarei como combustível para uma prática mais comprometida. Enquanto mulher, me sinto feliz em ver que não estamos paradas e o potencial que temos enquanto município”, declarou Katiane Formiga, psicóloga da Assistência Social.

Já no período da tarde, a oficina deu sequência com a ministração da Equipe Multidisciplinar do juizado de violência doméstica e familiar contra mulher da Comarca de Mossoró, para os visitadores do programa “Criança Feliz”. “Nosso objetivo é sensibilizar os entrevistadores nesse conhecimento porta a porta, com a aproximação que eles têm com as famílias para esse entendimento do que é violência, de como ela acontece e que muitas vezes é extensiva às crianças. O que nós desejamos é que as mulheres não sofram nenhum tipo de violência e que sejam respeitadas em seus espaços”, enfatizou a assistente Social Sâmia Cristina.

 Coordenadora do programa “Criança Feliz”, Denisa Praxedes fala da importância de preparar os entrevistadores para que eles possam ajudar a muitas mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade a se protegerem contra a violência doméstica. “Os entrevistadores fazem visitas domiciliares, então eles podem identificar um caso de violência doméstica. Para isso eles precisam estar capacitados”, concluiu.

Tags:
Anterior Próximo