quarta-feira - 14/12/2022

Secretaria de Educação de Mossoró debate calendário de matrículas com equipes de escolas e UEIs

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró reuniu na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, gestores e secretários de Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas da Rede Municipal de Ensino para discutir o calendário de matrículas do ano letivo de 2023, publicado na última segunda-feira (12).

O encontro foi conduzido pelas Gerências Pedagógica e de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME. “É um momento em que a gente detalha as etapas das matrículas, para que a equipe tenha ciência de todo o processo e isso seja conduzido nas escolas e UEIs de forma tranquila, tendo em vista que nós estamos com o sistema 100% on-line”, pontuou Gilneide Lobo, gerente pedagógica.

Uma das novidades detalhadas na reunião foi a implantação de novas etapas no calendário de matrículas, contemplando alunos com comprovada vulnerabilidade econômica, como destaca Hélio Oliveira, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia. “Estamos destacando as novidades das matrículas para 2023, como, por exemplo, a adoção de um critério de vulnerabilidade econômica, a possibilidade que os pais terão agora de fazer a solicitação de transferência a partir de casa e a configuração do sistema, na Educação Infantil, para coibir que ocorram situações que haja divergência da idade da criança e a turma adequada para aquela faixa etária”, explicou.

Diretora da UEI Alice Dias, Ailana Nogueira participou da reunião no Centro Administrativo e reforçou a importância da capacitação. “É um momento muito importante, tanto para a comunidade escolar quanto para a Secretaria de Educação, em que a gente tem esse diálogo para repassar as informações de forma correta. As expectativas para 2023 são enormes. Muitos pais já estão perguntando sobre as matrículas”, disse.

Secretária da Escola Municipal Cornélio Barbalho, localizada na comunidade de Riacho Grande, Grace Kelly destacou que o encontro desta quarta-feira foi muito produtivo. “É muito importante, principalmente porque a gente vem passando por esse momento de renovação, saindo da era do carbono para a informática. Temos muito que aprender e repassar para os pais, até porque ainda é um processo novo”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, ressalta que os alunos novatos e os alunos que já integram as escolas e UEIs encontrarão, em 2023, uma Rede de Ensino com avanços em diferentes setores. “Importante destacar que os alunos irão encontrar em 2023 uma Rede Municipal de Ensino já com mais avanços, com muitas unidades reestruturadas, novos equipamentos, uma nova realidade que começa a surgir para a educação da nossa cidade. Isso é 'Mossoró Cidade Educação'”, finalizou Hubeônia.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS – 2023

- Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação e com comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 19/12 às 23h59 do dia 22/12);

- Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação e sem comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 26/12 às 23h59 do dia 29/12);

- Renovação de matrícula (realizada pela própria unidade de ensino, por meio do “Mossoró Digital”, das 8h do dia 2/1 às 23h59 do dia 6/1);

- Transferência por interesse próprio (das 8h do dia 10/1 às 23h59 do dia 13/1);

- Matrícula de novos alunos com comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 17/1 às 23h59 do dia 20/1);

- Matrícula de novos alunos sem comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 24/1 às 23h59 do dia 26/1);

- Matrículas em vagas remanescentes (conforme portaria a ser publicada).

As matrículas devem ser feitas no site da Prefeitura (www.mossoro.rn.gov.br), na seção “Mossoró Digital”. Na sequência, deve-se clicar em “Educação” e em “SIGEduc”.