quinta-feira - 25/08/2022

Secretaria de Educação de Mossoró amplia participação de alunos em feiras de ciências

Por: Maricelio Almeida

As feiras de ciências que estão sendo realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró contam com uma novidade este ano: a ampliação da participação de alunos, com a presença agora de estudantes de turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. A apresentação dos projetos, que teve início no último dia 17, segue até o final deste mês, com mais de 500 trabalhos em exposição.

Nesta quinta-feira (25), diversas escolas, tanto da zona urbana quanto da zona rural, iniciaram as suas feiras, entre elas a Escola Municipal André Luiz, localizada no bairro Aeroporto. A secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar, acompanhou a apresentação dos projetos na unidade.

“É um momento importantíssimo, em que fomentamos a pesquisa não apenas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, mas agora também nos Anos Iniciais, cumprindo com aquilo que havíamos anunciado em 2021. Essa iniciação à pesquisa já na Educação Básica é fundamental para os futuros cientistas que se formarão e é também uma forma de tornar a aprendizagem muito mais significativa”, destacou.

Na Escola André Luiz, são 75 projetos expostos ao longo desta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), abordando temas como energia eólica, sustentabilidade, alimentação saudável, higiene bucal, entre outros. “São 14 turmas, 370 alunos envolvidos, de 8 a 11 anos. Está sendo excelente a participação dos estudantes, todos explicando o conteúdo com empolgação. A visitação também está bem significativa”, pontuou Sueldo Leite, diretor da André Luiz.

A coordenadora dos Anos Iniciais, Gláucia Filgueira, também reforça a relevância das feiras para as crianças. “A importância da inserção dos alunos do 1º ao 5º se dá no momento em que eles passam a conhecer esse mundo investigativo, buscando soluções para questões do seu dia a dia, realizando descobertas e trazendo também a parte prática no que se refere a trabalhos científicos”, disse.

As feiras nas escolas antecedem a realização da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. “A partir da feira nas escolas serão selecionados os projetos que participarão da V Fecirme e, mais adiante, serão credenciados para outras importantes feiras”, finaliza Hélio Oliveira, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME e presidente da comissão organizadora da Fecirme.