quinta-feira - 25/08/2022

Projeto “Primeira Infância Cidadã” entrega diagnóstico da situação do município

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Petrobrás, realizou essa semana um diálogo para apresentar o diagnóstico sobre a situação da primeira infância no município com o objetivo de garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos de Mossoró.

O diálogo surgiu a partir dos dados quantitativos e qualitativos sobre educação, saúde, assistência social à criança e à cidade, o Sistema de Garantia de Direitos e os impactos da pandemia. O projeto da Petrobras tem sido operacionalizado pela a Avante - Organização e Mobilização Social sediada em Salvador–BA. Mossoró recebeu a apresentação desse diagnóstico situacional, que vem sendo elaborado a partir de dados públicos e também de dados fornecidos pelo município pelas três áreas, Educação, Saúde e Assistência Social, de forma Intersetorial.

“O diagnóstico é considerado o primeiro passo para que os gestores públicos tenham um retrato da situação da primeira infância, vislumbrando esses três setores. É uma realidade local que tem como potência a tomada de decisão e planejamento para garantir melhores resultados no atendimento às crianças de Mossoró. Também principalmente a elaboração do documento do Plano Municipal da Primeira Infância”, declarou a formadora da Avante do município de Mossoró, Iany Bessa.

O documento irá revelar a importância e valor das crianças para o município. Durante o diálogo por meio da plataforma Google Meet, foram apresentados dados da saúde, educação e assistência social. Áreas relevantes que bem trabalhadas garantem uma infância bem assistida a todas as crianças.

“Esse Projeto da Avante ‘Primeira Infância Cidadã’ (PIC) veio dar uma contribuição muito importante ao nosso Plano pela Primeira Infância, pois vem nos apoiando na qualificação dos profissionais, como também teve como produto a produção do diagnóstico situacional da primeira infância, visando desse modo trazer um retrato da infância a nível local para que possamos fortalecer as políticas públicas para as crianças em Mossoró”, frisou a gerente executiva da Gestão do SUAS, Rita de Cássia da Silva Medeiros.