terça-feira - 24/08/2021

Secretaria de Educação capacita equipe da Busca Ativa Escolar

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação dá continuidade ao processo de formação da equipe responsável pela Busca Ativa Escolar, iniciativa que objetiva identificar as crianças que estão em situação de abandono e/ou evasão escolar. Ao longo de toda essa semana, profissionais da Secretaria de Saúde participam das ações executadas pela pasta da Educação, de forma virtual e presencial.

No início deste mês, já havia sido realizada a formação da equipe da Busca Ativa com profissionais da pasta do Desenvolvimento Social e Cidadania, e nesta quarta-feira, 25, o trabalho de formação contempla as assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que irão ser cadastradas na plataforma da Busca Ativa e atuarão como Técnicos Verificadores na identificação das crianças fora do cotidiano escolar. A capacitação acontece, presencialmente, ao longo de todo o dia, a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto.

De acordo com Hélio Oliveira, coordenador operacional da Busca Ativa e coordenador de Registro e Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o trabalho acontece de forma intersetorial, em conjunto com as secretarias de Saúde e de Assistência Social e Cidadania:

“Dentro da perspectiva de retorno às aulas presenciais, e também levando em consideração as atividades remotas, estamos intensificando esse trabalho de formação, que acontece de forma intersetorial. Após a formação, os agentes e técnicos verificadores irão a campo, identificando essas crianças e emitindo alertas para que possamos articular a resolução das demandas encontradas”, destacou.

Ainda segundo Hélio Oliveira, a expectativa é que em setembro os agentes comunitários e técnicos verificadores já estejam promovendo visitas nas comunidades. “Concluída a capacitação, já iniciaremos a busca ativa efetivamente. É importante lembrar que quando a atual gestão municipal assumiu, em janeiro, não havia equipe formada, capacitada para esse fim. O prefeito Allyson Bezerra fez a readesão à Busca Ativa, constituiu o comitê e demos início a esse processo, que agora avança”, concluiu o coordenador.