quinta-feira - 11/02/2021

Secretaria de Agricultura se reúne com entidades e órgãos para traçar parcerias

Por: DIRETI

Uma equipe da Secretaria de Agricultura de Mossoró se reuniu com entidades e órgãos em Natal com objetivo de encaminhar parcerias para agricultores mossoroenses. Os encontros ocorreram na última quarta-feira, 10. Estiveram presentes o secretário Faviano Moreira, o gerente executivo Raniere Barbosa e o Diretor de Unidade Cleiton. Foram visitadas cinco instituições.

A primeira visita aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN). Segundo Faviano Moreira, a pasta estadual apresentou projetos e programas. A Prefeitura de Mossoró, conjuntamente com a Emater, vai indicar produtores que serão beneficiados com o programa de sementes crioulas.

A segunda visita da comitiva mossoroense foi na Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (SEMARH). Na pauta encaminhamentos de demandas hídricas com relação a poços, dessalinizadores, como também conversa a perfuratriz que pertence ao Governo do Estado e ter a possibilidade de ser utilizada em Mossoró.

De acordo com Faviano Moreira, o terceiro encontro ocorreu no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN). Ficou definido que um servidor da Secretaria de Agricultura será designado para ser treinado e capacitado pela equipe do Idema.

“Vamos designar um servidor da Agricultura para ser treinado e capacitado pela equipe do Idema para que a gente possa oferecer e fornecer ao agricultor que nos procura orientações a respeito de licenças ambientais, de outorga d’água e também algumas ações relacionadas em cima de educação ambiental. O objetivo é que a gente consiga que o agricultor que nos procurar consiga ter um leque de informações do que ele precisa para que a propriedade dele seja legalizada”, informou Faviano.

Já quarta reunião aconteceu na Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte. Faviano Moreira contou que Mossoró terá curso para tratorista e para defensivos agrícolas, além de orientação de assistência técnica em projetos de até dois anos.

“O Senar garantiu apoio para Mossoró e nós iremos fazer a formalização desse termo de cooperação para que a gente possa iniciar. Nós teremos cursos e teremos assistência técnica em propriedades aqui na região de Mossoró onde a gente vai está indicando os produtores e produtoras que irão receber esse benefício com custo zero”.

Por fim, a última reunião também ocorreu na Emater e foram firmadas parcerias que antes não havia entre a PMM e o órgão estadual. “Nós conseguimos nessa conversa a possibilidade de da prefeitura/agricultura junto com o escritório regional da Emater em Mossoró indicação de produtores que possam receber raquetes de palma forrageira para garantir o suporte de alimentação para o rebanho, vamos estar fortalecendo as ações de comercialização que a Emater já atua de maneira muito forte com as associações de produtores e esse fortalecimento vai ser através cooperativas, como a Cooafam, APROFAM , Rede Xique-Xique, que vamos trabalhar em parceria”, pontuou.