quinta-feira - 11/02/2021

Desenvolvimento Social promoverá ação preventiva contra DST’s e orientação sobre Covid-19

Por: Italo Bruno

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) promoverá uma ação social de incentivo a prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e de conscientização sobre os riscos de aglomerações no Carnaval durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa será voltada para servidores, funcionários e população que buscará atendimento na SMDSJ, nesta sexta-feira (12/2).

A ação social "Diversão e Prevenção" foi criada para levar conscientização dentro da nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19. A assistente social Dorisângela Lima, que coordena a ação social, explicou que o Carnaval tradicionalmente é sinônimo de festividade, alegria e aglomeração, mas, que neste ano, por causa da pandemia essas características do período carnavalesco precisam ser adaptadas.

“Essa característica aglomeração não poderá ser concretizada neste ano. Com todo cuidado e tomando todas as medidas de biossegurança, estamos fazendo com que nossos servidores e também os usuários da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude possam sentir um pouco da alegria, da animação e diversão típica do período carnavalesco, mas sem perder a responsabilidade com o momento que nós vivemos na pandemia e da necessidade de se prevenir. Vamos fazer um momento intitulado Diversão e Prevenção, onde a equipe do setor de Recursos Humanos visitará todos os setores da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, levando kits de prevenção as infecções sexualmente transmissíveis, dentre elas, HIV Aids e hepatites virais”, informou a assistente social.

Os kits de prevenção foram elaborados em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e contam material informativo sobre as doenças e alguns preservativos. A equipe orientará ainda sobre a necessidade de se evitar aglomerações e de se manter os cuidados para não propagar o novo coronavírus.

“Entregaremos a cada servidor e a cada usuário que estiver no prédio da secretaria o kit com desejo de que possam se divertir no seu lar com sua família ou com seu ciclo mais próximo, mas tendo o cuidado tanto de evitar essas infecções sexualmente transmissíveis, mas também a própria Covid-19. Para que possamos vencer essa luta, mas também ser perder a felicidade e sem perder a alegria contagiante que esse momento carnavalesco nos leva. Vamos tentar rememorar os carnavais antigos com marchinhas e nossa cultura, mas sem perder nossa preocupação com a prevenção”, afirmou a coordenadora.

Kit com preservativos e material informativo será distribuído (Foto: Wilson Moreno/PMM)