terça-feira - 02/12/2025

Secretaria de Agricultura retoma inseminações artificiais na zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) retomará nesta semana o diagnóstico gestacional e a inseminação em cinco comunidades rurais do município. O programa de melhoramento genético é realizado pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

Nesta nova etapa, serão realizados mais de 30 diagnósticos gestacionais e inseminações artificiais em cinco comunidades (Hipólito, Barrinha dos Neo, Sítio Carmo, Oiticica e Santa Elza) dos produtores cadastrados do programa "Mossoró Rural" que tiveram suas bezerras vacinadas contra a brucelose.

Os produtores beneficiados recebem assistência técnica e consultoria. A medida faz parte do programa “Mossoró Rural”. “Serão cinco dias de atividades, entre elas, a realização do diagnóstico gestacional para selecionar as vacas vazias (que não estão prenhas) e saudáveis, seguidas dos protocolos de inseminação artificial por tempo fixo’”, explicou a coordenadora de Pecuária da Secretaria de Agricultura de Mossoró.

O programa de melhoramento genético beneficia produtores de aproximadamente 10 comunidades na zona rural de Mossoró. As atividades desenvolvidas pelo "Mossoró Rural" permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, aos manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo.

Anterior Próximo