terça-feira - 02/12/2025

Prazo para atualização do programa "Tarifa Verde" vencerá no próximo dia 31 de dezembro

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) lembra aos produtores irrigantes da zona rural de Mossoró o prazo para a atualização do programa "Tarifa Verde". Os beneficiados terão até o dia 31 de dezembro para comparecerem à agência da Neoenergia Cosern no município. 

 "Tarifa Verde" é um benefício social convertido para os irrigantes que utilizam a água na agricultura. São recursos do governo federal repassados para as companhias de energia. No Rio Grande do Norte, quem faz todo o processo é a Neoenergia Cosern, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia elétrica no território potiguar. Para ter acesso é necessário o agricultor ter a outorga de uso da água concedida pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

 A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) auxilia os produtores nas solicitações e acompanhamentos dos processos junto aos órgãos responsáveis pela concessão. A modalidade é caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, conforme as horas de utilização do dia. 

“A Secretaria de Agricultura de Mossoró tem uma preocupação com os produtores irrigantes sobre essa questão de renovar o 'Tarifa Verde'. Muitas pessoas que deram entrada na documentação não voltaram para dar entrada com o documento original. Tem um grupo de irrigantes que falta entregar esses documentos e outros que estão se vencendo”, explicou Tairon Medeiros, responsável pelo acompanhamento aos agricultores no "Tarifa Verde".

 A concessão é dada ao agricultor a partir da solicitação aos órgãos competentes, como a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiental (Idema) e o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Todo o processo recebe orientação e acompanhamento de técnicos da Seadru e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Se o irrigante não quiser ir diretamente à agência pode procurar a Secretaria de Agricultura que o acompanharemos até a Cosern para realizar todo o processo de regularização. E se tiver perto de vencer vamos providenciar com o irrigante a renovação novamente do 'Tarifa Verde' para que ele não tenha o benefício interrompido”, finalizou.

Anterior Próximo