quinta-feira - 28/01/2021
Secretaria de Agricultura realiza visita técnica e atende quase 250 animais na Maísa
Visita técnica atendeu caprinos, ovinos, bovinos e suínos. Foto: Cedida
Por: DIRETI
A Secretaria de Agricultura realizou nesta terça-feira, 26, uma visita técnica na comunidade Real, no Polo Maísa, para realizar atendimentos in loco em animais. De acordo com o gerente executivo da pasta, Raniere Barbosa, logo que solicitado, um veterinário foi enviado para a região para realizar as orientações técnicas e auxiliar os produtores.
Receberam a visita 14 criadores e quase 250 atendimentos foram realizados nos animais. Foram atendidos 140 suínos, 61 bovinos e 40 ovinos/caprinos. O veterinário Igor Marcelus Lucas Lima explicou como ocorreu a ação.
“Nós fomos muito bem acolhidos na comunidade e atendemos um número bem considerável de animais entre suínos, ovinos, bovinos, caprinos e alguns equídeos. A visita também serviu para mostrar a proximidade que, a partir de agora, a prefeitura vai ter com relação ao produtor rural e fazer a assessoria, assistência de orientação a respeito de calendário de vacinação, de vermifugação, de manejo sanitário e reprodutivo”.
Apoio ao produtor rural
O veterinário informou que nenhum outro líder comunitário procurou a Secretaria de Agricultura para uma visita parecida como a que ocorreu na última terça-feira. Ele garante que na próxima segunda-feira, 1º, a pasta vai procurar os produtores para realizar mais ações como a que ocorreu na comunidade Real.
“Quando for na segunda-feira vamos começar nós mesmos nos aproximar do pessoal das comunidades para tentar gerar demanda para a gente poder fazer mais visitas dessas de orientação e continuar deixando o veterinário a disposição da comunidade rural de Mossoró”, disse Igor.
Raniere Barbosa destacou o objetivo desta ação e diz que a intenção da Secretaria de Agricultura é estar muito mais próxima do agricultor.
“O objetivo foi fazer a orientação técnica nessas comunidades e trabalhar a parte de manejo (dos animais). Também temos o objetivo de se aproximar mais do produtor, da produtora, do agricultor e da agricultura familiar na perspectiva de auxiliar tanto na parte da criação de animais como nos cultivos agrícolas. Nós estamos com uma equipe que está fazendo essas atividades de monitoramento e planejadas para que possamos potencializar e chegar cada vez mais próximo do dia a dia do campo”, finalizou.