segunda-feira - 31/05/2021

Secretaria de Agricultura e Senar iniciam curso de piscicultura básica

Por: Edinaldo Moreno

Teve início na manhã desta segunda-feira, 31, o curso de piscicultura básico ofertado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A atividade com aulas teóricas e práticas se estenderá até esta sexta-feira, 4.

A instrutora do curso, Natalia Carla Dias, explica que o curso traz informações básicas sobre a atividade tanto para os criadores de peixe e camarão que já estão na atividade a muito tempo como aqueles que estão iniciando a produção.

“São os conceitos básicos dos tipos de piscicultura, qual a piscicultura mais adequada para cada produtor. A gente conserva com eles para saber quais são as necessidades, as expectativas, como eles estão cuidando no dia-a-dia de uma piscicultura no seu manejo, a qualidade da água, questão da ração, entender sobre o mercado como ele pode estar agregando valor ao seu pescado, como também pode estar vendendo o seu pescado e toda essa noção básica da atividade da piscicultura”.

“Esse curso é de grande importância para trazer um conhecimento técnico para os agricultores. Muitos deles pelo que vi estão começando a piscicultura, então eles não têm ainda o entendimento ao certo de como cuidar e de como fazer o manejo”, ressalta o estagiário de Agronomia da SEADRU, Kaio Victor.

Criador de peixe e camarão desde 2018, o agricultor Rafael Marinho destaca a importância do curso para os pequenos criadores. Ele enfatizou que esse tipo de atividade não era realizado a muito tempo e com a chegada do curso os produtores vão aproveitar para conhecer melhor a atividade desenvolvida.

“Esses cursos são bastantes importantes para a gente. Já fazia algum tempo que não era disponibilizado pela prefeitura e agora com Faviano esses cursos estão chegando. É muito importante porque nós temos uma área rural muito grande onde a população tem muitos espaços e podem tornar essas áreas mais produtivas. Nosso estado é um dos que mais produz tilápia e camarão e nada mais justo de passar conhecimento para a população”.

A atividade terá carga horária de 30 horas. Ao todo, 11 agricultores se inscreveram para participar do curso. O curso é totalmente gratuito. Os participantes receberão o certificado do curso ao final do curso.