sexta-feira - 23/05/2025

Secretaria de Agricultura avalia positivamente visita de comissão à China

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), representada pelo titular Faviano Moreira, participou da comitiva que esteve na China nesta semana. A comitiva formada pela Prefeitura de Mossoró, Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), APEX e produtores do Rio Grande do Norte e Pernambuco-PE estiveram presentes a maior exposição mundial de alimentos (SIAL).

O secretário municipal de Agricultura avaliou positivamente a participação na comitiva e destacou os resultados alcançados no período em território chinês, levando o potencial da fruticultura e do melão do município para o maior mercado consumidor do mundo. 

“A missão da China teve como objetivo conhecer o mercado chinês. Foram feitas visitas a mercados, supermercados, importadores e conversamos com as empresas que fazem o transporte, a logística e foi muito importante que a partir do diagnóstico feito, do tipo de fruta que o consumidor chinês consome, nós podemos fazer aqui um plano de ação com os nossos parceiros para consolidar o mercado”.

Somente duas frutas podem ser comercializadas na China: uma é o melão de Mossoró-RN, a outra é a uva de Petrolina-PE. “É uma avaliação muito positiva desse diagnóstico que fizemos durante essa missão e agora o desafio é que a gente consiga apoiar os produtores para que esse primeiro transporte de frutas de melão de Mossoró consiga chegar à China para agradar o consumidor chinês que é muito exigente com relação à qualidade da fruta”.

O presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), Fábio Queiroga, também destacou a viagem da comitiva ao país asiático. “A missão alcançou seu objetivo ao percorrer diversos centros de comercialização de frutas e-commerce, varejo e no atacado, bem como reuniões com importadores de frutas de grande porte na China, a fim de conhecer as características de consumo e comercialização de frutas naquele mercado”.

Na oportunidade, o COEX/RN também encaminhou convites para a participação destes importadores na rodada de negociação da Expofruit 2025, que será realizada em Mossoró de 20 a 22 de agosto, na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania.

“Identificamos estratégias para negociar transporte da nossa fruta no modal marítimo com um tempo de viagem que se adeque à realidade de nossa fruta, que é perceptível e não tolera o tempo que as companhias marítimas que fazem o transporte de cargas para a China oferecem a partir de portos do Centro-Sul do Brasil”, finalizou.

Anterior Próximo