quarta-feira - 25/10/2023

Secretaria da Agricultura realiza curso de avicultura no Assentamento Vingt Rosado

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove mais um curso de qualificação na zona rural de Mossoró. Desta vez, a comunidade contemplada é Vingt Rosado.

Grupo de mulheres da localidade está participando do curso de avicultura. A capacitação iniciou na última segunda-feira (23) e se estenderá até a próxima sexta-feira (27).

“É mais uma ação de qualificação que a Secretaria de Agricultura está realizando na zona rural. Recebemos uma demanda do grupo de mulheres do assentamento Vingt Rosado e estamos capacitando todas elas sobre a parte de avicultura, avicultura caipira”, destacou Faviano Moreira, secretário de Agricultura de Mossoró.

O titular da Seadru ressalta que todas as participantes possuem já uma criação, o que é um facilitador. “Todas já possuem uma criação inicial e querem se aperfeiçoar para conseguir aumentar a renda e auxiliar na fixação da mulher no desenvolvimento rural no campo”.

Em 2023, a Secretaria de Agricultura já realizou mais de 10 cursos de qualificação do homem e da mulher do campo. Os cursos realizados pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Senar permitem que os agricultores tenham uma renda extra a partir desses aprendizados que vão ser originados através desta ação.

Ao todo, mais de 130 agricultores e agricultoras da zona rural foram capacitados. A parceria levou às comunidades rurais cursos relacionados à produção de polpas, inclusão digital para agricultores e filhos de agricultores, operação e manutenção de tratores e de retroescavadeira.

O curso de produção e conservação de polpas de frutas, realizado nas comunidades Vingt Rosado, Quixaba, Hipólito, Jucuri e Apama capacitou 56 pessoas, sendo grande parte mulheres. O curso de Inclusão Digital ocorreu em Passagem de Pedra e teve a participação de 20 agricultores e filhos de agricultores que aproveitaram a iniciativa.

Já o curso “Operação e manutenção de tratores e arados agrícolas” capacitou 42 pessoas nas localidades de São Romão, Apama e Assentamento Favela/Mulunguzinho. Deste total, destaca-se a participação de duas mulheres. Por fim, o curso “Retroescavadeira”, realizado no Assentamento Terra da Esperança, teve 15 pessoas capacitadas.