terça-feira - 24/10/2023

"Outubro Rosa": Saúde realiza caminhada pelas ruas do bairro Alto de São Manoel

Por: Thiago Braga

Na tarde da terça-feira (24), a Prefeitura de Mossoró realizou mais uma atividade da campanha “Outubro Rosa”. Na ocasião, mulheres saíram em caminhada pelas ruas do bairro Alto de São Manoel. A ação visa conscientização à prevenção ao câncer de mama.

Com a caminhada e outras ações que vem sendo realizadas neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chamará atenção da população feminina para a importância dos cuidados com a saúde. Além da prevenção ao câncer de mama, o movimento também trabalha na conscientização para prevenir o câncer de colo do útero.

“É mais uma ação que estamos desenvolvendo para conscientização das mulheres, inclusive, na terceira idade. Faz-se necessário que as campanhas educativas também sejam reforçadas com o público da terceira idade. Trata-se de um trabalho relevante para a promoção de informação na sociedade”, ressaltou Fábia Queiroz, coordenadora da Saúde do Idoso.

A Coordenação de Saúde da Mulher destaca a pertinência do trabalho desenvolvido de forma intersetorial. “As nossas ações estão sendo realizadas em vários equipamentos públicos do município para podermos levar informações ao maior número possível de mulheres. Aliado ao conhecimento fornecido nas rodas de conversas e palestras, a equipe leva serviços de saúde como exames”, declarou Suiann Costa.

A caminhada mobilizou servidores e usuárias atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares da Costa. Uma ação realizada também em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A caminhada iniciou pela rua Genésio Xavier Rebouças, passando pela rua Vicente Leite, finalizando seu percurso na rua Dona Delourdes Montes.