quarta-feira - 10/01/2024

Secretaria da Agricultura participa de reunião com moradores do Assentamento Hipólito

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) participou de reunião com os moradores do Assentamento Hipólito, na zona rural. O encontro aconteceu no final de semana passado e contou com grande presença dos assentados.

Coordenador de Agricultura da Seadru, Ney Maranhão destacou a importância destes encontros. Ele explicou que foram repassadas aos moradores as atividades realizadas pela pasta municipal.

“Fomos convidados pela comunidade para participar da reunião. A princípio seria uma reunião geral do próprio assentamento e falamos sobre várias atividades desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura como, por exemplo, o Programa Semear, de recursos hídricos, terraplenagem, entre outros que contribuem para o desenvolvimento rural no município”, disse.

Ney Maranhão informou que foram sanadas dúvidas a respeito do Programa Semear. “Tiramos dúvidas dos moradores presentes à reunião, sobretudo do programa de corte de terra, que poucas pessoas conhecem. Existe uma lei que rege esse programa e é de fundamental importância a equipe da Seadru passar esse conhecimento ao homem e à mulher do campo”.

Entre as principais dúvidas citadas pelos agricultores estavam a quantidade e o início da entrega do óleo. “Sanamos todas as dúvidas dos agricultores que estiveram na reunião. A cada dia que a Secretaria interage com o homem do campo sentimos que os agricultores confiam mais no nosso trabalho”, destacou.

O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Cada um recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.