sexta-feira - 15/12/2023
Secretaria aprova projetos da agricultura familiar para agência de fomento
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) aprovou quatro projetos da agricultura familiar para a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). O recebimento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Seadru, e contou com a presença dos agricultores beneficiados e representantes da Secretaria de Agricultura de Mossoró e da direção da AGN.
Os projetos aprovados são para kit de irrigação, melhoramento de cerca para evitar que animais adentrem à área de produção, serviço de mecanização para a cajucultura e melhoramento da estrutura da propriedade.
Titular da Seadru. Faviano Moreira explicou que o corpo técnico da Secretaria elaborou as propostas de apoio ao agricultor e agricultora mossoroense e enfatizou que foram submetidas à AGN e as quatro propostas foram aprovadas.
“Tivemos um trabalho de campo conversando com os agricultores e observando quais eram as demandas. A partir daí elaboramos as propostas e entramos em contato com a AGN. Submetemos as propostas e essas quatro foram aprovadas culminando na liberação dos recursos. Os agricultores agora terão a condição de crédito para poder fazer o investimento nas suas propriedades e com isso conseguir ter o maior retorno da atividade com maior produtividade no setor”.
Diretora-presidente da AGN, Márcia Maia destacou a representatividade de Mossoró e também a parceria com a Secretaria de Agricultura para a aprovação desses projetos para reforçar a agricultura familiar local.
“Estamos muito felizes em poder injetar recursos na economia local através do microcrédito, programa importante da agência de fomento. O nosso trabalho é principalmente fortalecer os pequenos negócios. Estamos hoje aqui na Secretaria de Agricultura liberando crédito para a agricultura familiar”, disse.
CONTEMPLADOS
Das propostas aprovadas, três são de agricultoras, sendo duas da comunidade de São Romão, Audilene Dantas e Eliana Clébia. Elas celebraram o microcrédito e destacaram que a iniciativa beneficiará e melhorará as culturas cultivadas em suas propriedades.
“Esse crédito vai beneficiar a nossa plantação, trazer melhorias e agregar mais valores para a nossa plantação. Essa parceria que a gente tem com a Secretaria de Agricultura é ótima porque a Secretaria é muito presente em nossa comunidade. Trazendo esses benefícios como créditos e outros nos ajuda bastante. É mais renda para a gente”, disse Audilene.
Eliana destaca a presença da mulher na agricultura. “Realmente é uma grande oportunidade para a gente essa linha de crédito. Vamos ter um investimento de muita importância para todas nós agricultoras”, reforçou.
Quem também foi contemplado foi o agricultor Francisco das Chagas Barros. Ele é morador da comunidade de Boa Fé. “Graças a Deus chega numa boa hora. Ajudará muito”, comemorou o agricultor.