terça-feira - 12/12/2023

Seadru participa de lançamento do programa “Cerca Viva” do Parque Nacional de Furna Feia

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) participou do lançamento do programa “Cerca Viva”, na zona de amortecimento do Parque Nacional da Furna Feia. O parque tem uma área de mais de 8,5 he e fica localizado entre as cidades de Baraúna e Mossoró, sendo o primeiro PARNA do Estado.

O PARNA da Furna Feia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/NGI-Mossoró). Gerente de Desenvolvimento Rural da Seadru, Raniere Barbosa representou a Secretaria de Agricultura de Mossoró e destacou que o intuito é participar deste processo que está sendo debatido na Furna Feia nas regiões de amortização para a pasta municipal poder contribuir na discussão.

“Temos muitas zonas de amortização que são comunidades que estão ali na área de preservação de Furna Feia. Participamos de uma atividade com o S.O.S Sertão, instituição que está no processo de recuperação da Furna Feia”, explicou Raniere Barbosa.

“Nesse dia trabalhamos a cerca viva com a espécie sabiá para a produção de estaca. Se você conduzir a sabiá, uma espécie nativa, ela vai lhe fornecer estaca e uma cerca que você pode plantar a densada, como foi o caso de lá (Furna Feia)”, completou.

Sabiá (mimosa caesalpinifolia) é uma espécie vegetal nativa e amplamente distribuída no bioma caatinga. Ela tem uma taxa de crescimento e pode derivar de árvores, diversos produtos como: estacas, forragem, proteção, quebra-ventos, sombreamento, etc.

As vantagens do programa “Cerca Viva” são mitigação do fluxo terrestre de animais; aumento da cobertura vegetal nativa na Zona de Amortecimento do PARNA; folhas e vagens podem ser usadas para forragem; a sua poda proporciona lenha evitando desmatamentos; quebra-vento; atrativo e proteção para aves; muito resistente ao fogo; aumento na dispersão de sementes nativas na ZA do PARNA; vida útil de 50 anos; pasto para apicultura (longo período de floração); oferece segurança ao proprietário; aumento na produção de estacas para uso na propriedade; e implantação de baixo custo.