quinta-feira - 14/04/2022

SEADRU continua trabalho de regularização do Programa Garantia Safra referente 2020/2021

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) vem comunicando junto a conselhos e associações a relação das famílias com pendências documentais no Programa Garantia Safra relativo a 2020/2021. Levantamento mais recente da pasta municipal aponta que 50 famílias estão com algum tipo de pendência na documentação para ter direito a receber o valor de R$ 850.

“A principal pendência documental é em relação a inserção do Número de Identificação Social (NIS) dessas famílias. Temos aproximadamente 50 famílias que estão com pendências documentais”, disse Edimar Teixeira, técnico vistoriador do Programa Garantia Safra.

De acordo com o agrônomo, 10 famílias entraram na folha de pagamento do programa em abril. Elas tiveram as pendências regularizadas e garantiram o recebimento do valor do aporte. Edimar Teixeira também informou que famílias estão recebendo valores retroativamente.

“Agora mesmo na folha de abril vieram 10 famílias que estavam com pendências. Há famílias recebendo até duas safras que estavam pendentes, ou seja, já receberam 1.750 reais. Teve até gente que recebeu três safras anteriores que estavam com problemas”, afirmou.

Ainda segundo o técnico vistoriador, 483 famílias aderiram ao Programa Garantia Safra 2021/2022. Ele informou que a Prefeitura de Mossoró terá até o próximo dia 30 de maio para informar se houve perdas nas culturas de cerqueiros, mas acredita que com o período chuvoso deste ano não precisa acionar a Comunicação de Ocorrência de Perdas, conhecida como COP.

“Nós já estamos vendo as lavouras se desenvolvendo, frutificando na zona rural de Mossoró. Acreditamos que, com a graça de Deus, a gente não vai precisar acionar o Seguro Safra 2021/2022. A Prefeitura de Mossoró terá até o dia 30 de maio para informar se houve perda nas culturas de cerqueiros acobertadas pelo programa que se chama Comunicação de Ocorrência de Perdas”.

Edimar Teixeira explica que se a PMM diagnosticar que houve perdas acima de 50% na lavoura é comunicado ao Ministério da Agricultura para que a equipe responsável faça os laudos de vistoria de plantio e colheita e a família possa garantir o direito ao acesso ao valor pago no caso das perdas na colheita.