segunda-feira - 18/04/2022

Seadru apoia projeto de hortas urbanas de grupo de mulheres no bairro Pintos

Por: Edinaldo Moreno

Procurada pela articuladora do projeto mulheres de periferia urbana, Thelma Gurgel, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) está dando apoio no processo de hortas urbanas, no bairro Pintos. A primeira atividade entre as partes aconteceu recentemente e houve uma palestra para as integrantes do projeto.

A professora aposentada da UERN está realizando um trabalho voluntário com mulheres e procurou a Secretaria Municipal de Agricultura para apoiar nas hortas urbanas com as mulheres do bairro Pintos. A gente deu um apoio nesse processo de hortas urbanas. Nesse primeiro momento demos uma palestra nessa parte de hortas, ajudar um pouco a produzir essas hortas em bairros urbanos”, destacou o gerente do Desenvolvimento Rural da SEADRU, Raniere Barbosa.

Thelma Gurgel ressalta que o projeto iniciou a partir da realidade de dificuldades encontradas neste momento de pandemia. Segundo ela, as mulheres foram as mais atingidas em relação ao desemprego nesse momento pandêmico.

A ideia surgiu nesse momento pós-pandêmico. As mulheres de periferia urbana foram, digamos, as mais atingidas com a pandemia no sentido do desemprego. Várias delas ainda não conseguiram voltar ao mercado de trabalho, mesmo informal. E a situação da insegurança alimentar que em função do alto custo as pessoas tendem a deixar de comer o que é bom, o que tem valor nutricional em função da falta de condição”, frisou.

A articuladora disse que o projeto está sendo iniciado pelo bairro Pintos, mas que a ideia é estender para outras localidades da zona urbana. “Estamos iniciando nos Pintos, mas a nossa ideia é estender para outros bairros de Mossoró grupos de hortas comunitárias organizados por mulheres”, disse.