quarta-feira - 04/01/2017

Saúde tenta sanar problemas deixados nas UBSs e UPAs

O secretário municipal de Saúde, Benjamim Bento recebeu hoje uma comitiva de servidores da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Liberdade. Os servidores procuraram a Secretaria para relatar a situação de total abandono pela qual a Unidade vem passando.

“As Unidades Básicas estão totalmente descobertas de material de limpeza, faltando o mínimo como papel higiênico e material de expediente, falta papel oficio, tonners, e os medicamentos estão quase zerados”, explicou Benjamim Bento.

Segundo ele, os servidores o procuraram por estarem inseguros. “Eles estão com medo, receio de trabalhar na situação em que se encontram, pedindo socorro. Eles relataram a ausência de médicos, enfermeiros, dentistas. Sabemos que para eles se reunirem para vir aqui, é porque a coisa está realmente complicada, mas pedimos o apoio deles, a paciência e juntos vamos reconstruir”, continuou.

O mesmo caso é o das UPAs, nelas faltam medicamentos básicos. “Ontem estive na UPA do Santo Antônio, às 22h, para solucionar um problema. Lá deveriam ter dez técnicos de enfermagem à disposição da população, mas só tínhamos quatro. Como o volume de população que busca o atendimento à noite é maior, houve tumulto. A situação é assim, no momento da dor a pessoa passa a ser incompreensiva, e eu entendo, de acordo com a sua necessidade. O que encontrei foi gente tentando quebrar vidro, gritando com os servidores, mas o problema foi sanado”, afirmou Benjamim Bento.

Transportes – Outro problema encontrado por Benjamim Bento foi a questão dos transportes. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma frota de 52 veículos, mas destes, apenas oito em funcionamento, os demais com problemas de manutenção.

“Ontem tínhamos apenas uma ambulância funcionado, já conseguimos a manutenção de mais duas. Foi liberada uma ontem e será liberada outra hoje. Nossa meta é entregar três carros por dia”, garantiu.

Segundo ele, está havendo uma tentativa de negociação com empresas prestadores de serviços, que tem saldo dentro da licitação anterior que ainda está vigente, e o serviço será garantido. “Não estamos esquecendo os débitos da gestão anterior, mas temos que pagar as contas da nossa gestão”, concluiu.