sexta-feira - 02/08/2019

Saúde realiza ações de combate e prevenção às hepatites virais no Vuco-Vuco

Por: Comunicação

Durante a manhã desta sexta-feira (02) a Secretaria de Saúde realizou uma ação de saúde finalizando a campanha do Julho Amarelo com objetivo de combater e prevenir as hepatites virais no Vuco-Vuco, mercado popular da cidade. A Saúde ofertou vacinas contra a hepatite e tétano, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites b e c), verificação de glicemia e pressão, além de orientações diversas às centenas de pessoas que passaram pelo local.   

A Saúde contabilizou que 328 testes rápidos foram feitos, 100 doses aplicadas contra Hepatite B, mais 100 contra o Tétano, 147 testes de glicemia e 127 verificações de pressão.  

A Secretariaria de Saúde explica que não existe faixa etária específica para receber a vacina contra a hepatite. Ao nascer o bebê deve tomar uma dose da Hepatite B. Ao longo do seu crescimento, a criança deve receber mais doses aos 2, 4 e 6 meses da vacina Pentavalente que imuniza também contra a Hepatite. O adolescente ou adulto que não tomou a vacina deve procurar uma UBS para ser protegido, sendo administrada em três doses. A primeira ao chegar na UBS, a segunda 30 dias depois e a terceira seis meses após receber a primeira dose.   

A Secretaria de Saúde vem mantendo um trabalho nas Unidades de Serviços de Saúde para possibilitar que a comunidade tenha acesso aos serviços que são ofertados gratuitamente, como orientações sobre a doença e testes rápidos de hepatite b e c.

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais lembra que até 1993 não havia teste para descoberta da hepatite C e, por isso, é possível que muitas pessoas possam ter sido infectadas por transfusão de sangue e compartilhamento de material para injeção. Por uma medida de prevenção é importante que a comunidade, principalmente àqueles que nasceram antes de década de 90, compareça na Unidade de Saúde mais próxima para fazer os exames.

Para a realização do momento no Vuco-Vuco a Secretaria de Saúde contou com o apoio do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Vigilância em Saúde, UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas e Associação dos Portadores de Hepatite de Mossoró (APHEMO).

Tags:
Anterior Próximo