terça-feira - 15/10/2019
Saúde define últimos pontos extras de vacinação antirrábica em cães e gatos
Por: Comunicação
A Secretaria de Saúde definiu os últimos pontos extras de vacinação antirrábica em cães e gatos na cidade com o objetivo de ampliar o acesso à vacina na última semana da Campanha de Vacinação Antirrábica no Município.
Desde essa segunda-feira até sexta-feira (18) diversas equipes de servidores da Secretaria de Saúde estão percorrendo, de porta a porta, os bairros Nova Vida, Liberdade 2, Promorar, Independência, Integração, Favela do Fio, Lagoa do Mato, Belo Horizonte (Rua João Damázio) e Alagados (Papoco) para vacinar os cães e gatos dos mossoroenses que moram nesses locais. O trabalho também vai acontecer nas seguintes zonas rurais: Sítio Agrovila Apodi Apama, Paulo Freire, Montana, Real, Córrego Mossoró, Poço dos Bois e Lajinha.
Os mossoroenses podem encontrar a vacina antirrábica também, durante todo o período de Campanha de 19 de agosto a 19 de outubro, no Centro de Controle de Zoonoses, das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h. O CCZ está localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, rua Pedro Alves Cabral, n° 01, Aeroporto.
O Ministério da Saúde estima que 49.160 cães e gatos devem ser vacinados em Mossoró (32.066 cães e 17.094 gatos). Desse número, o Município deve atingir, pelo menos, uma cobertura vacinal mínima de 80%. Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura superou as coberturas vacinais determinadas pelo MS, chegando a 85% e 105%, respectivamente.
A vacina contra raiva é exclusiva para cães e gatos. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de vida. Fêmeas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas. A imunidade da vacina é válida por um período de um ano e os tutores dos animais devem comparecer todos os anos na Campanha Antirrábica para garantirem uma proteção contínua.