sexta-feira - 06/03/2020

Saúde capacita enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde sobre coronavírus

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mossoró capacitou na tarde desta sexta-feira (06) enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do Município sobre o novo coronavírus (Covid-19). A proposta da Secretaria de Saúde é empoderar o servidor de conhecimento para que ele, no ambiente de trabalho, possa executar as ações de controle e prevenção ao novo coronavírus.

“Nós, enquanto Vigilância em Saúde, convidamos toda a rede de Atenção Básica para que a possa estar repassando a realidade epidemiológica do mundo, Brasil, Rio Grande do Norte e do Município sobre o novo coronavírus. Também estamos informando medidas de controle, prevenção e o que o Município está fazendo para melhorar a acolhida de possíveis futuros pacientes.”, explica a enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica Kalidyja Freitas.

Após essa capacitação, os servidores vão estar ainda mais aptos a saber o que fazer em alguma eventualidade da coronavírus na cidade. Os servidores também vão poder orientar a população, combater as fake News, em que circunstância deve procurar uma Unidade Hospitalar, sobre coleta de exames e quais os casos prioritários para atenção na cidade.

“Não sabemos por qual porta o paciente vai entrar. O fato é que ele chegando tem que ser acolhido independente da complexidade da assistência. Se chegar, porventura, na Atenção Básica esse paciente tem que ser encaminhado à UPA, que é onde está se organizando para ser uma unidade de referência municipal para coleta de exames de pacientes não hospitalizados. A referência hoje para o coronavírus, que é determinação do Estado, é o Hospital Giselda Trigueiro.”, informou Kalidyja Freitas.

O gerente da UBS Izabel Bezerra de Araújo na comunidade rural do Jucuri, Daniel Duarte, destacou a importância dessa capacitação. “Esse momento é importante porque vem fortalecer a gente como Atenção Básica, que estamos na barreira de frente. É importante que a gente receba essas informações, desse órgão que está mais por dentro dessa situação, para que a gente venha a saber proceder em um eventual caso de coronavírus.”, disse o enfermeiro Daniel Duarte.