sexta-feira - 06/03/2020

Prefeita se reúne com Conselho Municipal de Defesa Civil para discutir plano de ações para período chuvoso

A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, recebeu o Conselho Municipal de Defesa Civil, no Salão de Grandes Atos do Palácio da Resistência, na manha desta sexta-feira, 6. Durante a reunião foi discutido o plano de ações adotadas para o período chuvoso.

Segundo a prefeita Rosalba Ciarlini o Conselho da Defesa Civil foi convocado para que fosse apresentado o relatório das ações que vem sendo realizadas, além de anunciar novas medidas que estão sendo adotadas para diminuir os transtornos em situações com chuvas atípicas como as registradas no último sábado.

“Vamos fazer ainda mais, contando com uma equipe maior, multidisciplinar, com todas as secretarias integradas e convocando as entidades, instituições, igrejas, e todos que fazem parte do conselho a se integrar nesse nosso esforço. Estamos vivendo um período chuvoso bom, mas com características mais severas, e a cidade já está preparada com a sua equipe, com as informações através da rede social, com telefones de plantão, para que nós possamos dá uma cobertura maior, de forma rápida, com as ações importantes feitas através da Defesa Civil”, destacou.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Coronel Sócrates Vieira, frisou que o município está dispõe de equipes de plantão, inclusive através do aplicativo Mossoró Conectada, com atendimento exclusivo da Defesa Civil.

“Temos telefones de plantão, os números 153 e 199, para essas situações emergenciais, mas aconselhamos o uso do aplicativo Mossoró Conectada, já que o cidadão tem a possibilidade de enviar imagens que ajudam as equipes de plantão a identificarem a gravidade da ocorrência, seja desabamento, alagamento, fiação elétrica causando algum risco, facilitando assim o trabalho da Defesa Civil, que atua na prevenção, reparação de imediato, além da questão social. E esse levantamento de pronto nos possibilita uma prospecção do que é necessário para o atendimento dessas pessoas que precisam de um atendimento de urgência”, relata.

O coordenador da Defesa Civil em Mossoró, SGT Osnildo Morais ressaltou que desde o início da gestão atual, o órgão vem monitorando os pontos da cidade com maior índice de alagamento. “Já tive outras experiências com a Defesa Civil, mas a Prefeita Rosalva Ciarlini tem dado uma atenção especial com o trabalho realizado por entender a importância dessas ações”, comenta.

Na reunião, que contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, o meteorologista José Espínola, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) fez um apanhado geral com o histórico da situação pluviométrica na Região de Mossoró, além das previsões de chuvas para os próximos meses.

“A chuva do sábado (28) provocou uma situação muito complicada para Mossoró em função da intensidade com que ela caiu. A intensidade diz respeito ao volume de água caído em um determinado espaço de tempo. Se os 100 milímetros de sábado tivesse caído de 13h da manhã até meia noite, por exemplo, o transtorno teria sido menor. Como caiu 100 milímetros em duas horas, a situação ficou muito mais complicada. Cada milímetro de chuva significa dizer que em cada metro quadrado caiu um litro de água, como a chuva foi de 100 milímetros, em duas horas, cada metro quadrado de asfalto recebeu 100 litros de água. Quando se junta de metro em metro de área impermeabilizada como é o centro da cidade, toda asfaltada, vai dá uma quantidade de água muito grande, que os sistemas de drenagem não estão preparados para escoar”, explica.

Entre as medidas anunciadas está a duplicação das equipes de plantão, a proposta de instalação de mais pluviômetros em diferentes regiões da cidade. As Secretárias Municipais de Saúde, Saudade Azevedo e, do Desenvolvimento Social e Juventude Lorena Ciarlini, também se comprometeram a apresentar os Planos de Contingência de suas respectivas secretarias para agir nessas situações emergenciais.