segunda-feira - 01/03/2021

Sala de estabilização para pacientes com Covid-19 em UPA dá suporte à Saúde

Por: DIRETI

As três Unidades de Pronto Atendimento de Mossoró, situadas nos bairros Belo Horizonte, Alto de São Manoel e Santo Antônio, contam com as salas vermelhas. São ambientes adaptados para receber pacientes com Covid-19 e onde é realizada a estabilização dos mesmos antes de ser feito o encaminhamento para leitos de UTI dos hospitais.

A UPA do Santo Antônio, por exemplo, possui dois leitos na sala vermelha e por lá a estabilização conta com equipamentos prontos para uso, inclusive para entubação mediante a necessidade.

Segundo o prefeito Allyson Bezerra, estes leitos são de grande importância: "Estamos vendo que esta UPA está com todas as condições, com a sala vermelha e seus dois leitos funcionando, assim como está o leito de estabilização da UPA do Alto de São Manoel e os cinco leitos de estabilização da UPA do Belo Horizonte. É fundamental que eles estejam aptos ao uso", disse.

O chefe do Executivo municipal ainda complementa: "Aqui o paciente fica e caso tenha necessidade, a estabilização é realizada antes do paciente ir até o hospital regional ou ir até um leito de UTI. Graças a Deus este trabalho tem sido feito, tá funcionando e nós estamos aqui em observação", conclui Allyson Bezerra.

Para a secretária municipal de saúde Morgana Dantas, o trabalho não pode parar. Ela afirma que as salas vermelhas das UPAs podem fazer a diferença na rede assistencial. "É um serviço que dá ao paciente a estabilização do seu quadro clínico antes dele seguir até um hospital maior e o que queremos é que estas salas funcionem bem e atendam aqueles que necessitarem de forma eficaz. Trata-se de um suporte à vida", afirma Morgana.

A sala vermelha das UPA's dão suporte à vida, afirma a secretária de saúde Morgana Dantas