segunda-feira - 22/11/2021

Saeb começa a ser aplicado em escolas da rede municipal de ensino

Por: Maricelio Almeida

Começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (22), em escolas da rede municipal de ensino de Mossoró, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ferramenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que serve como base para a consolidação dos dados que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As provas seguem até a primeira semana de dezembro, contemplando de forma escalonada todas as escolas que possuem turmas do 5º ao 9º do Ensino Fundamental. Na etapa que antecedeu a aplicação da avaliação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, dentro do projeto “De olho no Saeb 2021”, simulados, uma série de aulões e encontros formativos virtuais que discutiram os desafios da prática docente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Com a inclusão da Educação Infantil no Saeb deste ano, a Secretaria também realizou uma formação voltada aos supervisores desta etapa de ensino na rede municipal. “A avaliação Saeb é de suma importância para que possamos tanto diagnosticar quanto traçar metas para as políticas públicas educacionais. Ela serve para o gestor como um diagnóstico do processo de ensino, dos níveis de aprendizagem, como também para mapear as principais informações que influenciam o desenvolvimento do ensino-aprendizagem”, destaca Valéria Montenegro, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME.

"O Saeb é um instrumento de avaliação importante não no sentido classificatório, de se estabelecer ranking, mas uma avaliação a ser considerada no processo formativo, que se soma à avaliação diagnóstica que a rede municipal de ensino de Mossoró iniciará a partir do próximo dia 29, que será utilizada como base para a construção do nosso programa de recuperação de aprendizagem a ser executado em 2022", pontua a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

"A avaliação do Saeb é importante instrumento de avaliação do desempenho dos nossos alunos. A partir dele, podemos diagnosticar dificuldades na aprendizagem e elaborar planos de ação que direcionarão, cada vez mais, a melhoria no ensino-aprendizagem nas nossas unidades", complementa Débora Praxedes, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da Educação Básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Este ano a aplicação segue os mesmos moldes de 2019, de forma censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

Os estudantes respondem a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários. O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.