segunda-feira - 22/11/2021
CRAS Nova Esperança promove bate-papo sobre o Dia da Consciência Negra
Por: Edinaldo Moreno
O Centro de Referência da Assistência Social Nova Esperança realizou na manhã desta segunda-feira (22) um bate-papo sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado no último sábado (20). A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde Francisco Neto da Luz.
Diretora do equipamento ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Micaele Araújo destacou que foi um momento importante esse encontro. De acordo com ela, a aluna de psicologia de uma universidade particular do município liderou o diálogo.
“A aluna Ellen Nascimento foi quem liderou o bate-papo. Ela falou sobre a importância do Dia da Consciência Negra. Foi um momento muito legal. Ela abordou de forma fantástica a temática. Ellen falou de como foi criado a data, abordou também o sofrimento da pessoa negra ainda nos tempos atuais. Falou também sobre como é ser negro, em que momento descobrimos que somos negros”.
A diretora do CRAS Nova Esperança enfatizou que a palestrante respondeu a diversas dúvidas dos usuários que estavam na ação. Houve também relatos fortes das pessoas que participaram da atividade.
“Uma das usuárias da UBS relatou que pagou a consulta e foi destratada pela atendente do médico por conta da cor. Outra usuária relatou também que já ouviu de um amigo médico, que relatou que quando as pessoas abrem a porta do consultório e percebem que é um negro o médico elas ficam espantadas e dizem: ‘esse negro que é o médico’”, disse.