quinta-feira - 07/10/2021

Saeb 2021: encontros formativos discutem desafios da prática docente

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró está promovendo encontros formativos virtuais que discutem os desafios da prática docente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. As formações, realizadas nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), estão inseridas no processo de preparação para a edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cuja aplicação se dará no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todo o país.

Na manhã desta quinta (7), o encontro teve como público-alvo professores do 5º ano do Ensino Fundamental. A formação foi ministrada pelo professor Francisco Mateus, da Escola Municipal Professora Celina Guimarães Viana, e mediada pela docente Valéria Montenegro, coordenadora, em nível de Secretaria Municipal de Educação, do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

“Os encontros formativos focam na reflexão sobre a prática docente com base nas habilidades e competências definidas a partir dos descritores que compõem a Matriz de Referência das disciplinas. Esse momento permite o compartilhamento de ações e ideias entre os docentes, favorecendo a soma de saberes e a troca de experiências, que contribuem para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, relata Valéria Montenegro.

“Participar dos momentos formativos para o Saeb é uma oportunidade de refletir sobre a avaliação escolar, principalmente sobre os sistemas que colaboram para políticas educacionais de qualidade. Enquanto formador, mas também como professor da educação básica, encontrei mais um espaço de troca de saberes entre os meus pares, professores do 5º ano da rede municipal de ensino”, acrescenta o professor Francisco Mateus.

Durante à tarde desta quinta (7), a formação foi voltada para professores de matemática do 9º ano. O encontro contou com a presença dos professores Frank Werlly, da Escola Municipal Senador Duarte Filho, e Niltomar Dantas, da Escola Municipal Professor Manoel Assis. O evento teve como mediadora a professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais. “O objetivo dessas formações é promover reflexões sobre a prática docente no Ensino Fundamental, discutindo e compartilhando aprendizados de forma colaborativa”, destaca a coordenadora.

Nesta sexta (8), os encontros acontecem também pela manhã e à tarde. Às 9h30, professores do 5º ano poderão acompanhar a formação ministrada pela docente Lúcia Alves de Melo, da Escola Municipal Francisco Morais Filho. Às 15h, é a vez dos docentes de língua portuguesa dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) prestigiarem a formação que será ministrada pelos professores Valter Rebouças, da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, e Márcia Souza, da Escola Municipal Rotary.

“Nesses encontros, socializamos vivências e experiências exitosas referentes ao processo de ensino aprendizagem, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de proficiências na leitura e na produção, considerando as diversas perspectivas de letramentos, o que se configura como ações relevantes para o momento atual”, pontua o professor Valter Rebouças.

SOBRE O SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Saeb tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do País e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A novidade de 2021 é a avaliação da Educação Infantil, que será realizada de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, essa avaliação foi realizada como estudo-piloto.