quinta-feira - 07/10/2021

"Amigo Verde": ação incentiva à população no processo de arborização da cidade

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), segue apresentando ações voltadas à arborização do município. O programa “Mossoró Verde” conta com diversas iniciativas e atividades que buscam inserir a população como parceira para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Neste sentido, o programa mobilizará a população ao título de “Amigo Verde”. Trata-se de pessoa física ou jurídica, ou grupo da sociedade civil que ficará responsável pelas ações e iniciativas de manutenção dos plantios e instalações feitas. Esse trabalho será acompanhado e monitorado pela SEIMURB, e em um primeiro momento haverá o convite e mobilização para a população participar. Após esse contato, serão realizadas formações e capacitações junto às pessoas e/ou grupos interessados em contribuir com o programa.

Para o êxito é primordial o apoio e mobilização da população. A iniciativa contará com as pessoas que moram e usufruem da cidade de forma diversa, sendo protagonistas e agentes de transformação. Além disso, instigará o envolvimento individual e coletivo para a promoção de uma cidade sustentável e referência de qualidade de vida.

O programa “Mossoró Verde” tem o objetivo de tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável.

A produção de mudas será feita pelo Centro de Produção de Mudas com a meta de 25 mil mudas por ano. A produção será de espécies variadas, tais como medicamentosas, frutíferas e de sombra.

O programa tem como meta distribuir ao ano 10 mil mudas à população. A distribuição acontecerá no Parque Municipal de Mossoró, semanalmente nos dias de sexta e sábado, bem como nas ações desenvolvidas durante o programa.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)