quinta-feira - 31/01/2019

Rosalba propõe em audiência com a governadora regularização dos repasses da Saúde e renegociação de débitos

A prefeita Rosalba Ciarlini participou, na tarde desta quarta-feira (30), de audiência com a governadora Fátima Bezerra. Na pauta, a continuação das cirurgias eletivas. Na reunião, estavam presentes Álvaro Dias, prefeito de Natal, e membros das equipes técnicas do Governo do RN, prefeituras de Natal e Mossoró. A proposta apresentada por Rosalba Ciarlini, na qual o Governo rediscutiria os débitos deixados pela gestão estadual anterior e onde os atuais vencimentos seriam cumpridos rigorosamente em dia, foi aprovada. “Propus a repactuação da dívida que é de R$ 40 milhões. Sendo R$ 16 milhões com cirurgias eletivas, e regularidade no pagamento também de contrapartidas obrigatórias como SAMU, UPAs e Farmácia Básica”, destacou Rosalba. Foi criada uma comissão composta de secretários e assessores do Governo para apresentarem, em um período de oito dias, uma proposta de regularização dos atuais pagamentos. A previsão é que os repasses passem a ser feitos em dia a partir de fevereiro. A Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado possuem, atualmente, uma demanda reprimida de cerca de 1500 pessoas no aguardo das cirurgias. A Secretaria de Saúde reforça que a volta das cirurgias eletivas não depende exclusivamente do Município, mas também da liberação de recursos financeiros do Governo do Estado. As cirurgias foram suspensas na cidade em novembro do ano passado devido ao atraso de repasses financeiros. O último pagamento pelo Governo do Estado foi realizado há cerca de um ano. Ainda no período de realização das cirurgias, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir em 54% o número de pacientes em fila de espera, diminuindo o risco de possíveis sequelas.