quarta-feira - 30/01/2019

Agentes de endemias recolhem pneus durante todo o dia desta quarta-feira (30) na zona rural

Os agentes de endemias da Vigilância em Saúde estão empenhados em retirar o maior número possível de pneus em Mossoró visando reduzir criadouros do mosquito Aedes aegypti. Durante todo o dia desta quarta-feira (30) os profissionais das secretarias de Saúde e Serviços Urbanos recolheram pneus na comunidade da Barrinha. A comunidade foi a primeira da zona rural a receber os cuidados preventivos contra às arboviroses neste ano. Segundo o agente de endemias José Paixão, os focos do Aedes são resistentes e podem ficar até mais de um ano se eclodir. A eclosão ocorre quando a água entra em contato com esses ovos, logo depois tornam-se lavas e seguem o processo de nascimento até a fase adulta. “Os pneus são potenciais criadouros do Aedes aegypti. A Prefeitura vem fazendo um trabalho excelente que há muitos anos a gente não via. A borracha quente acelera o processo de crescimento dos mosquitos, então nós estamos recolhendo e evitando que isso aconteça.”, esclarece o agente.
“O processo de nascimento do Aedes aegypti dura em torno de seis a oito dias. Quando os focos estão em pneus naquela quentura o processo é acelerado para cinco dias. Temos que estar atentos e a população precisa ser uma parceira do nosso trabalho nos ajudando a combater o Aedes.”, finaliza Paixão.
Os pneus recolhidos são encaminhados para dois contâiners, localizados nos bairros Abolição 2 e Alto de São Manoel, com capacidade para armazenar até 10 mil pneus. Quando eles enchem, a Secretaria de Saúde entra em contato com uma fábrica de cimento que fez uma parceria para recebê-los. O coordenador de Endemias, Adriano Gledson, esclarece essa parceria. “Nós fizemos esse acordo com um fábrica de cimento na cidade, onde ela nos disponibilizou dois contâiners par gente colocar os pneus. A fábrica usa eles como combustível para suas atividades. Dessa forma a gente evita que pneus fiquem servindo de criadouro do Aedes.”, pontou. O trabalho preventivo deve continuar nos próximos dias em outros locais da cidade. A Secretaria de Saúde, a exemplo do ano passado, vai continuar intensificando os trabalhos educativos nas UBSs, Escolas, filas de esperas de serviços de Saúde, mídia, caminhadas, espaços públicos e privados. Também vai continuar as ações concretas de eliminação dos focos do Aedes nas residências dos mossoroenses.