quarta-feira - 09/11/2022

Reuniões ampliadas discutem revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência

Por: Maricelio Almeida

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) responsável pela revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) de Mossoró dá sequência ao processo de atualização do documento, publicado em 2016 e com validade de 10 anos, e que está sendo adequado pela primeira vez. Esta semana, foram iniciadas as reuniões ampliadas com representantes de diversas secretarias municipais e de outras instituições.

Nesta quarta-feira (9) foram discutidos, no auditório do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI), indicadores relacionados à Saúde e Assistência Social e Cidadania. O encontro também contou com a presença de jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Quixabeirinha.

“Iniciamos o processo de revisão do PMIA em maio. Em seguida, participamos de encontros formativos e em setembro começamos a revisão do documento propriamente dito. É importante fazer essa revisão, porque o plano foi criado em 2016, com vigência até 2026, e é preciso considerar que os indicadores mudam, a estrutura das secretarias também, as próprias políticas públicas são aperfeiçoadas, por isso é necessária essa revisão”, destacou Janaína Holanda, articuladora municipal do programa “Prefeito Amigo da Criança”.

O ciclo de reuniões ampliadas segue nesta quinta-feira (10), com discussões envolvendo as áreas da Educação, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico. A programação acontece das 8h às 12h, no auditório do Previ Mossoró. “Esses encontros são muito importantes, principalmente porque estão escutando os mais os jovens, os adolescentes e as mulheres também. Para mim, é significativo”, pontuou o adolescente Danilo Filho, atendido pelo NUCA Quixabeirinha. “Eu aprendo sobre os direitos de cada um e aprendo também a construir o meu futuro”, acrescentou.

De acordo com Janaína Holanda, o Grupo de Trabalho Coordenador responsável pela adequação do PMIA é formado, além da representação de várias secretarias municipais, por membros de órgãos, como o Poder Judiciário, Legislativo, Conselho Tutelar, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). “O Município está se comprometendo, oficialmente, a trabalhar para melhorar os indicadores, as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, fazendo com que eles tenham voz e vez, a partir de uma política de governo, não de gestão”, finalizou a articuladora.