quinta-feira - 10/11/2022
PMM inicia emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró realizou nesta semana a emissão do primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Família (CAF). A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) promoverá mutirões nas comunidades rurais do município para atender aos agricultores que integram o público beneficiário.
O cadastro é a ferramenta para identificar e qualificar os beneficiários da Política Nacional da Agricultura Familiar, bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às várias políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. “O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é uma ferramenta muito importante para os agricultores, pois através do cadastro eles ficam habilitados para acessar os principais programas governamentais e políticas públicas como Garantia Safra, Pronaf, assistência técnica que exige comprovação”, destacou Faviano Moreira, titular da Seadru.
Nesta quarta-feira (9), a Seadru realizou a emissão do primeiro cadastro. “A Secretaria Municipal de Agricultura é mais uma fonte para emissão da CAF. Realizamos a primeira CAF emitida pela Prefeitura de Mossoró no município e isso já é histórico. Isso mostra o compromisso e respeito com a zona rural. Vamos realizar mutirões nas comunidades e atender também às demandas espontâneas”, pontuou Cleiton Dantas, coordenador de Convivência do Semiárido da Seadru.
“É o equivalente a segunda identidade do agricultor e a Prefeitura de Mossoró atenta às solicitações dos agricultores realizou o cadastro e a partir desse mês estaremos realizando mutirões na zona rural para que possamos cadastrar os agricultores e enviar as informações ao Governo Federal que vai liberar o cadastro para acesso às políticas públicas”, explicou o secretário municipal de Agricultura.
Mais informações acerca da CAF podem ser obtidas por meio de ligações telefônicas e whastapp no número 3315-5189.