segunda-feira - 13/11/2023

Reunião repassará critérios de participação no programa Semear 2024

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realiza nesta terça-feira (14) a primeira reunião com agricultores mossoroenses sobre o programa Semear 2024, mais conhecido como corte de terra. O encontro ocorrerá na sede da Seadru, no Parque Armando Buá, às 9h.

O programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

“Essa primeira reunião com os agricultores tem o objetivo de repassar os critérios, confirmar as inscrições para 2024 e dar uma perspectiva sobre o período chuvoso para o próximo ano. Traremos o professor José Espíndola. Ele fará uma palestra para os agricultores. Garantiremos ao agricultor um maior embasamento para que ele possa tomar decisões com relação ao plantio”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura, Faviano Moreira.

O programa Semear está amparado pela Lei n.º 3.301, de 21 de agosto de 2015. Ele tem por finalidade atender a grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região. Tem direito ao programa o agricultor que disponha de área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e que tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.

Neste ano, a Prefeitura de Mossoró investiu mais de R$ 600 mil no programa Corte de Terra. No total, foram distribuídos mais de 100 mil litros de óleo diesel para os agricultores mossoroenses. Cada agricultor recebe, em média, 22 litros do combustível para realização do corte de terra. O programa beneficiou mais de quatro mil agricultores em 2023.

Tags:
Anterior Próximo