quinta-feira - 25/03/2021

Rede Municipal de Ensino ainda tem vagas para 2021

Por: Italo Bruno

A Rede Municipal de Ensino de Mossoró ainda tem vagas abertas em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) no município. O quantitativo é um dos dados apresentados pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e aos Conselhos Tutelares, durante reunião virtual, nesta quinta-feira (25). Confira o quadro de vagas abaixo.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, e o coordenador do Setor de Registro Escolar da SME, Helio Oliveira, apresentaram dados da Rede Municipal de Ensino ao promotor da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, Sasha Alves do Amaral e aos conselheiros tutelares das 33º e 34º Zonas.

De acordo com a secretária Hubêonia Alencar, a Rede Municipal de Ensino tem muitas vagas abertas, mesmo após as chamadas do cadastro reserva de alunos. Porém, algumas das situações mais frequentes são as buscas por vagas em unidades educacionais com capacidade máxima atingida e no limite de sua capacidade física.

“Algumas escolas de fato são mais procuradas. Mas, nessas escolas, dificilmente teremos vagas porque aqueles alunos que estão lá permanecem. Não é correto dizer que na rede municipal não tem vagas. Ainda temos hoje mais de 1.500 vagas. A questão vai ser os locais onde existem vagas. Em determinados bairros, há necessidade de aumentar o número de vagas sim, mas isso exige planejamento. A gestão não vai se eximir do problema, mas estamos há menos de três meses no mandato. Estamos trabalhando com o que encontramos, mas isso nos incomoda e estamos diariamente buscando caminhos e soluções”, explicou a secretária.

O procedimento adotado pelo Setor de Registro e Inspeção Escolar diante das solicitações de vagas é indicar outras unidades educacionais, quando possível, próxima a escola ou UEI requerida em que há vagas disponíveis para o nível educacional solicitado. Entretanto, muitos pais não aceitam a indicação de encaminhamento para outra unidade educacional. Os motivos recorrentes alegados vários, dentre ele, distância e razões pessoais.

“Muitas das vezes os pais procuram uma vaga em uma unidade que nós não temos a vaga. Oferecemos uma vaga em outra escola que seria mais próxima da requerida, mas o pai não aceita”, comentou Helio Oliveira.

Vagas remanescentes da Rede Municipal:

Educação Infantil: 743 vagas

• 1º período: 24 vagas
  • 3º período: 27 vagas
  • 4º período: 35 vagas

O quadro detalhado que informa as escolas e UEIs com vagas disponíveis pode ser acessado no link: http://cutt.ly/txWzdVz. Em caso de dúvidas, os pais podem procurar o Setor de Registro e Inspeção Escolar pelo telefone (84) 3315-4950 ou enviar um email para sme.rescolar@educacao.prefeiturademossoro.com.br.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino tem 20.016 alunos matriculados. As aulas do ano letivo de 2021 iniciaram em março, com atividades remotas, como forma de prevenção à Covid-19, considerando o agravamento da pandemia no Rio Grande do Norte.