quinta-feira - 20/09/2018

Prova Ciclística Gov. Dix-Sept Rosado volta a valer pontos para o ranking da Confederação Brasileira

Por: Comunicação

A 69ª  prova ciclística Governador Dix-Sept Rosado de Mossoró, segunda mais antiga do país, volta esse ano a valer pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Desde o ano de 2011 que a prova, que será disputada no próximo sábado e domingo, às 14h e 8h, respectivamente, no Corredor Cultural, não contava pontos para o ranking. Agora, com a profissionalização da disputa, a CBC irá pontuar os competidores. As inscrições foram encerradas com 484 inscritos. Entre eles, ciclistas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo.

"A prova passa agora por um processo de profissionalização. É uma prova que tem um conceito muito grande não só em Mossoró e no estado, e sim no Brasil inteiro. A prova disso é que hoje nós temos candidatos de todas as partes do país. É importante que a gente aproveite esse impulso para que qualifique essa prova", destacou o secretário de Esportes, Aldo Gondim. Aldo esteve reunido na noite desta quarta, 19, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania para tirar dúvidas dos competidores. Na próxima sexta-feira, 21, será realizada também na Estação, a entrega dos kits, com a numeração dos candidatos e demais itens necessários.

Serão R$ 36.800,00 em premiação, distribuídos em 12 categorias: Elite Local e Nacional, Master A, B, C e D nacional e local, juniors e veteranos, além de mountain bike. Os atletas podem concorrer em categorias diferentes. No entanto, na categoria local, apenas os mossoroenses poderão participar, não aceitando de outras cidades. Outra novidade será o valor da premiação local, que será equivalente a nacional. "Fizemos isso com o intuito de valorizar o atleta local, que deve ter o mesmo valor do que vem de fora", disse Aldo.

 

Franklin Soares, coordenador da competição, frisou o prestígio do ciclismo mossoroense. "A prova hoje tem uma significância nacional e traz uma grande responsabilidade para a cidade de Mossoró. A gente vem se tornando uma referência no polo esportivo, onde temos uma competição que volta a ser ranqueada, e claro, a atração são os ciclistas. Mossoró é uma referência na prática de ciclismo e essa referência atrai os demais competidores de outros estados", elogiou.

CICLISTAS

Mário Sérgio, de 41 anos, participa de provas em Mossoró e em cidades vizinhas. Ele disse que está preparado fisicamente para o percurso, que irá passar pelas Avenidas João Marcelino e Felipe Camarão, com distância de 1700 metros.

"São em média cinco treinos por semana com duração de duas horas. Os treinos variam. É um conjunto que faz com que o ciclista tenha condição suficiente para suportar uma prova dessas que tem um nível muito elevado", disse. Já José Firmino, de 33 anos, iniciou no ciclismo para largar o sedentarismo. Agora, se apaixonou pelo esporte.

"Comecei a treinar para sair do sedentarismo. Entrei esse ano no regular. Estou confiante para a prova e estou na melhor forma desde que eu comecei. Sei que é difícil viver do ciclismo no país, mas pretendo me manter competindo", comentou.

A prova ciclística Governador Dix-Sept Rosado recebeu inscrições de atletas entre 15 e 60 anos de idade.
Tags:
Anterior Próximo