quinta-feira - 28/10/2021

Projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” tem sequência na rede municipal de ensino

Por: Maricelio Almeida

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras, tem sequência em Mossoró com ações direcionadas à Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa é pioneira no país, contemplando em 2021 quatro cidades do Brasil.

A missão do projeto é promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.

Recentemente, a titular da SME, Hubeônia Alencar participou de mais uma sessão de mentoria aplicada pela professora Cláudia Costin, diretora do CEIPE, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.

“Já participamos de três sessões de mentoria com a professora Cláudia Costin, o que é muito especial para nós. Ela, que é ex-ministra, ex-secretária de Educação, é alguém que tem muito a agregar, compartilhando conosco vivências e informações muito ricas. São orientações que vão muito além da parte técnica. A professora Cláudia se coloca à disposição, em um processo de interação que traz ainda experiências de mentorias que ela faz com secretários municipais e estaduais de educação de diversas partes do país”, destaca Hubeônia Alencar.

A primeira etapa do projeto aconteceu no início de agosto, com o Seminário de Mobilização e Engajamento, que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, realizado em formato virtual, os profissionais da rede também acompanharam palestra ministrada pela professora Cláudia Costin.

O “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas-piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

“Além da interação com secretarias e experiências de diversas regiões do país, temos a oportunidade de trabalhar a criança na perspectiva integral e integrada, sempre com esse olhar de que o trabalho desenvolvido agora na primeira infância terá, de fato, reflexos na sociedade, nesse adulto que formaremos”, acrescenta Hubeônia Alencar.

Para a gestora do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” e coordenadora de projetos da CEIPE da Fundação Getúlio Vargas, Nayara de Sousa Araújo, a participação de Mossoró na iniciativa tem sido muito positiva.

“O FGV CEIPE está com Mossoró desde julho deste ano e o trabalho tem sido incrível. O projeto é pensado a partir da realidade de Mossoró e a secretária de Educação Hubeônia e a equipe da Secretaria de Educação estão engajadas, se mostrando sempre abertas e solícitas a desenvolver um trabalho de qualidade voltado à primeira infância. A participação de todos é fundamental para que, conjuntamente, sejam promovidas inovações e melhorias que beneficiem todas as crianças mossoroenses e suas famílias”, disse.

Gerente executiva pedagógica da SME, professora Gilneide Lobo também avalia positivamente a presença da rede municipal na iniciativa da Fundação Getúlio Vargas. “Do ponto de vista pedagógico, o projeto é muito relevante para a rede municipal de ensino, porque ele visa elaborar ações, a partir de um diagnóstico da realidade própria da rede, que garantam os direitos da criança na primeira infância. Outro foco é a melhoria da gestão da Educação Infantil, e isso se apresenta fundamental, até porque esse é um compromisso da gestão municipal”, complementou.

A coordenadora de Educação Infantil da SME, professora Maquézia Morais, reforça a importância de ações voltadas à primeira infância no contexto da rede municipal. “Nós temos pensado quais são os desafios, os cenários atuais que podem ser melhorados ou transformados a partir de propostas de políticas públicas que garantam o direito à educação na primeira infância. Diante dessa participação no projeto, estamos também socializando experiências e práticas, inclusive intersetoriais, que garantam esse direito, além de apresentarmos o que já estamos fazendo nesse sentido”, finaliza.

Participam do projeto nesta primeira etapa, além de Mossoró, os municípios de Itaboraí (RJ), Laranjeiras (SE) e São Sebastião (SP). Em 2022, a qualificação se estende também a outras 11 cidades.