quinta-feira - 28/10/2021
CRAS Alto de São Manoel realiza roda de conversa sobre "Outubro Rosa", "Novembro Azul" e DSTs
Por: Edinaldo Moreno
Em parceria com servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Marques, da Alameda dos Cajueiros, e alunos do 6º período da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Alto de São Manoel, realizou uma roda de conversa com homens e mulheres assistidos pelo equipamento social ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
A atividade abordou os temas câncer de mama, de próstata, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e alimentação. “Essas temáticas foram divididas em grupos pequenos, onde foram tiradas dúvidas, dado orientações. Falamos também sobre mitos e verdades dessas temáticas. Foi um momento muito rico, descontraído com linguagem fácil de ser compreendido pela população”, destacou a coordenadora do CRAS Alto de São Manoel, Cristiane Carvalho.
A coordenadora do equipamento social ressaltou que no final da ação os homens e mulheres presentes destacaram o momento e enfatizaram a iniciativa. Segundo ela, houve relatos positivos das temáticas abordadas na roda de conversa.
“Uma usuária nossa que é moradora nova do nosso bairro disse que alguns dos mitos relatados na temática do câncer de mama achava que era verídico e até passava aquelas inverdades para a sua filha. A partir da palestra ela conseguiu tirar muitas dúvidas a respeito do tema”, falou Cristiane.
Sobre o tema alimentação, Dora Alice, do grupo de mulheres do bairro, elencou que a educação em saúde é uma excelente forma de cultivar bons hábitos, sejam eles alimentares ou práticas que sirvam para promover o autocuidado.
“Levar conhecimento à população é o mesmo que tornar as pessoas protagonistas de suas vidas. Muitas vezes, a diferença entre estar saudável ou doente, está ligada à capacidade de um indivíduo em ‘saber o que é certo ou é errado’ ou ‘o que deve e não se deve fazer’, então a importância se mostra através disso. Hoje, plantamos informações pertinentes e esperamos colher bons resultados e com isso, afastamos, mesmo que minimamente, as pessoas de trilharem um caminho que acabe as levando para situações difíceis, como as de doenças de base”, concluiu.