segunda-feira - 20/09/2021

Secretaria de Educação promove novo encontro formativo do projeto Família e Escola

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Psicopedagógica, promove nesta terça-feira, 21, um novo encontro formativo do projeto Família e Escola, reunindo as famílias de alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas de toda a rede de ensino. O evento, em formato de live, será transmitido a partir das 19h, no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

Este será o segundo encontro geral com pais de alunos em 2021. O primeiro ocorreu em fevereiro, abordando o tema “O lugar da escola e da família na vida dos discentes: lições de educação na pandemia”. Nesta terça, 21, o encontro debaterá a temática “Família e Escola: lições de cuidado e acolhimento socioemocional no retorno às aulas presenciais”.

O encontro terá como mediadora a professora Eliane Araújo, coordenadora psicopedagógica da SME, e contará com a participação da secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar. Os ministrantes serão a psicóloga Kalyana Fernandes, coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, e o enfermeiro Wanderley Fernandes.

“O objetivo do projeto Família e Escola é institucionalizar espaços de diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais, espaços esses de construção, tomada de decisão e socialização de processos formativos, possibilitando que a comunidade escolar e comunidade local participem ativamente da rotina escolar e comprometam-se com a aprendizagem das crianças/alunos(as)”, destaca a professora Eliane Araújo.

Os encontros gerais ocorrem duas vezes ao ano, contemplando as famílias de todos os equipamentos da rede municipal de ensino. Em paralelo, as escolas e UEIs promovem pelo menos três encontros específicos ao longo do ano letivo. “São momentos de interação e troca de experiências e saberes, fortalecendo os vínculos família-escola, proporcionando uma compreensão do desenvolvimento da criança/aluno. O projeto tem uma aceitação expressiva. As famílias avaliam sempre de maneira muito positiva os encontros”, conclui Eliane Araújo.

Acompanhe a live: